| Foto:

Depois da CNH, chegou a vez do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) ganhar uma versão digital para ser usada nos smartphones.

CARREGANDO :)

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) lançou nesta segunda-feira (27) o documento eletrônico, chamado de CRLVe, que passa a ser oferecido no mesmo aplicativo da carteira de motorista virtual.

>> CNH digital ganha app para ser baixada no celular e dispensar ida ao Detran

Publicidade

A novidade, anunciada em dezembro de 2017, será implementada gradualmente pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado, começando pelo Distrito Federal. O Denatran criou uma página no seu site para atualizar a lista dos estados à medida que foram aderindo.

Caberá aos Detrans definir a cobrança ou não da taxa de adesão do CRLV digital. No entanto o ministro de Cidades, Alexandre Baldy, informou que não haverá custo adicional ao motorista, como já acontece com o Distrito Federal.

Para obter a tecnologia, é necessário estar em dia com o licenciamento e o seguro DPVAT 2018, além de não ter débitos relativos a tributos, encargos ou multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo.

>> Carteira ‘vitalícia’: regras para a renovação da CNH podem mudar

O CRLVe poderá ser baixado na app da ‘Carteira Digital de Trânsito’, sem custo para o download. Quem já aderiu à CNH digital não precisará baixar novamente. Somente atualizar o aplicativo para que a migração seja feita automaticamente.

Publicidade

 

Por meio do CRLVe, os órgãos fiscalizadores poderão checar as informações sobre o licenciamento sem a necessidade de o condutor portar o documento em papel no momento da abordagem - também a opção da leitura rápida via QR Code. A emissão da versão imprensa, porém, continua sendo obrigatória.

>> Nova CNH de plástico, com chip, tem lançamento adiado

A nova versão também possibilita exportar o certificado em arquivo PDF, com assinatura digital, que possui validade de documento autenticado.

Conforme dados do Denatran, o Brasil possui atualmente 96 milhões de veículos licenciados. Com a nova medida, o governo digitalizar 10 milhões de documentos até o fim deste ano e também facilitar a vida de motoristas, acabando com ida (e filas) aos Detrans.

Publicidade

De acordo com o Código de Trânsito, trafegar sem o CRLV - impresso ou digital - é infração gravíssima, sujeito à multa de R$ 293,47, mais 7 pontos na carteira e a retenção do veículo.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM