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Tão desagradável quanto acordar cedo e ter de sair debaixo do cobertor quentinho é entrar no carro, girar a chave e nada do motor pegar.
Quem possui carro flex e não tem o cuidado de checar o nível de reservatório de partida a frio (para os modelos que ainda trazem o dispositivo), provavelmente já passou por essa situação.
Quando abastecidos com etanol, os modelos bicombustíveis podem não funcionar depois de ficarem parados à noite ou durante o dia todo se não houver manutenção correta.
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O mecanismo entra em ação quando a temperatura ambiente fica abaixo de 12°C, na média dos modelos de veículos vendidos no país.
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Para evitar surpresas nas manhãs e fim de tarde com baixa temperatura, a dica é trocar o combustível do sistema de partida a frio a cada 60 dias.
E dê preferência para o uso de gasolina aditivada ou premium. Ela contém maior octanagem (índice de resistência a detonação dos combustíveis) do que a gasolina comum, o que facilita a combustão dentro da câmara.
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Dicas para evitar que o veículo não entre numa gelada
Reabastecer o tanquinho
Para quem tem carro flex com tanque de partida a frio, observe se há gasolina no compartimento reserva. O combustível deve ser trocado no mínimo a cada 60 dias e de preferência ser aditivado ou de alta premium (Podium, da Petrobrás, V-Power, da Shell, Premium, Ipiranga, etc)
Com o tempo, a gasolina pode perder o poder de queima, ficar velha e o carro deixa de ligar em temperatura abaixo de 12°. Quem abastece o veículo por muito tempo com gasolina e, depois, volta a usar o álcool, deve estar atento ao período em que a gasolina do tanquinho está ali.
Problema de vazamento
A manutenção do carro deve incluir a verificação de possíveis vazamentos no sistema de partida a frio.
Velas ‘apagadas’
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Além do tanquinho vazio ou com gasolina envelhecida, outra situação que dificulta a partida do veículo é quando as velas de ignição estão com a vida útil ultrapassada e com excesso de desgaste. Nestes casos, o desempenho do carro fica comprometido.
Bateria desgastada
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Os automóveis que percorrem menores distâncias tendem a apresentar um desgaste mais rápido da bateria. Caso você ande em média até 25 minutos por dia, o problema pode estar no componente que distribui a energia. Nos dias frios, o motor exige mais da bateria, o que também diminui a vida útil do componente.
Revisão regular
Outra dica que vale para todas as épocas do ano é manter a revisão do carro em dia. Trocar os filtros do ar-condicionado ao menos duas vezes no ano também é importante para não acumular ácaros, fungos e bactérias.
SE O CARRO NÃO PEGAR...
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Não insista em ligar o motor, caso não funcione. Isso pode encharcar as velas. Se o problema ocorrer, é preciso aguardar com o carro desligado até que o combustível evapore. Isso pode demorar uns 30 segundos.
Reconhecer o combustível
Quando o veículo está abastecido com etanol e é feita a troca para a gasolina, ou vice-versa, é necessário dirigir de 5 a 10 km antes de estacionar por longo período. O sistema eletrônico do motor precisa de um tempo para reconhecer o novo combustível.
Pise na embreagem na partida
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Pise no pedal de embreagem sempre que der as primeiras partidas. Em dias frios, o óleo do cárter fica mais denso e, assim, o sistema de arranque fará menos esforço para acionar o motor.
Espere para acelerar
Espere de um a dois minutos antes de acelerar e de colocar o carro em movimento. Esse tempo permite que o óleo depositado no cárter circule pela parte superior do bloco e garanta a perfeita lubrificação do motor.
Injeção eletrônica
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Nos modelos com injeção eletrônica de combustível não é preciso acelerar logo em seguida à partida, pois essa função é feita pelo afogador automático. Na foto, a luz espia que aparece no painel e indica o sistema de injeção.
Rampa exige motor mais ‘quente’
Quem deixa o automóvel em garagens ou estacionamento com rampas deve aguardar o motor esquentar alguns segundos a mais para então partir. Motor muito frio fica sem força e o carro encontra mais dificuldade para vencer as subidas.
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