O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou a fazer suas viagens com mais segurança a bordo de uma nova limousine. O modelo, avaliado em R$ 1,5 milhão, é a prova de ataques e surpresas.
Chamado de The Beast (A Besta), o carro presidencial por fora é um Cadillac, mas na verdade ele foi construído sobre a base do Chevrolet Kodiak, um caminhão pesado que só é vendido nos EUA.
A limousine pesa pouco mais de 9 toneladas e suas portas são tão pesadas quanto as de um Boeing 757.
>>
Trump fez sua primeira aparição recentemente durante a visita a Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas.
De acordo com a emissora de tevê NBC, a carroceria do modelo é formada por camadas de aço, titânio e cerâmica, que somam 20 cm de proteção contra disparos de fuzis, metralhadoras, alguns tipos de mísseis e até ataques químicos.
Os vidros do veículo presidencial também são formados por várias camadas que têm juntas aproximadamente 13 cm.
Os pneus do tipo run flat (não furam) são produzidos para serem resistentes a ataques e continuarem rodando independente da situação.
A limousine é equipada com sistema de comunicação entre o interior e o exterior que inclui até autorização para ataques nucleares.
No melhor estilo Batmóvel, as maçantes ficam eletrificadas e no carro pode espalhar óleo pela pista, lançar gás lacrimogêneo e dissipar cortinas de fumaça.
Se as medidas de segurança forem superadas e o presidente se ferir, existe uma geladeira com suprimentos médicos, oxigênio e bolsas de sangue do tipo de Trump.
A limousine presidencial sempre é escoltada por carros do Serviço Secreto Americano. Existe uma réplica idêntica que serve para despistar possíveis ameaças e caso o outro modelo apresente defeito.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião