A partir de março de 2006, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) vai começar a emitir a Permissão Internacional para Dirigir, popularmente conhecida como carteira internacional de habilitação. Até agora este documento estava sendo emitido pelos Touring Clubes, que a partir do próximo ano terão que deixar de oferecer este tipo de serviço. Segundo Maria Aparecida Farias, coordenadora de Habilitação do Detran-PR, a transferência desta atribuição para o órgão estadual foi determinada pela Resolução 168 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aquela que se tornou famosa por exigir o curso de primeiros socorros e direção defensiva para quem for renovar a carteira nacional de habilitação.
A coordenadora de Habilitação do Detran-PR explica que a demora no início da emissão da carteira internacional, já que a Resolução 168 começou a valer em março deste ano, se deve a necessidade de se adaptar o sistema do órgão, que ainda não está preparado para prestar o serviço e ao fato de que foi contratada um empresa especializada que está produzindo uma carteira mais moderna e segura. A emissão, por exemplo, será digital (hoje tudo é feito manualmente por funcionários do Touring) e o documento irá trazer foto e assinatura digitais e marcas de segurança. Além dessas novidades, a nova permissão internacional para dirigir continuará trazendo uma capa cinza, formato A3 (igual ao de um passaporte) e a tradução da carteira nacional de habilitação em várias línguas (inglês, francês, espanhol e russo), podendo ter validade de 1 a 3 anos (esse prazo irá depender da validade da habilitação brasileira).
Também é provável que ocorram mudanças nos preços da emissão da carteira internacional. Hoje, sai por R$ 140 se for com validade de 1 ano (este valor pode subir para R$ 380, se valer por três anos). Maria Aparecida Farias prevê que, quando o Detran-PR começar a ofertar este documento, seja cobrado o valor de uma primeira habilitação nacional, que hoje custa R$ 115, para uma carteira internacional com validade de um ano.
Vale lembrar que a maioria dos países permite ao turista dirigir com sua carteira do país de origem. Apenas algumas nações como Suíça, Itália, Grécia e do leste europeu (Rússia, por exemplo), bem como alguns estados norte-americanos exigem o documento internacional.
Quanto custa alugar um carro lá fora
US$ 286,44Este é o valor do aluguel de um Chevrolet Impala, por seis dias, em Miami (EUA). Além disso, a pessoa pode contratar alguns seguros, com valor diário de: R$ 22,99 (proteção total), R$ 3 (acidentes pessoais), R$ 1,95 (bagagem) e R$ 11,95 (terceiros).
US$ 378,81Este é o valor do aluguel de um Renault Scénic, por seis dias, em Paris (França). Já inclui seguros contra colisão e roubo. Podem ser contratos dois outros seguros, com valores diários de: 6,25 euros (proteção acidentes pessoais) e 8,11 euros (seguro de responsabilidade).
Saiba mais
* A carteira internacional de habilitação foi estabelecida pelas Convenções Internacionais de 1926 e 1968. No caso dos Estados Unidos, que não foram signatários dessas convenções, o documento é validado pela Convenção Interamericana de Tráfego de 1943.
* A carteira internacional de habilitação não é renovável. Ao vencer, deve ser tirada uma nova.
* O motorista que tiver sua carteira de motorista nacional suspensa ou cassada deve entregar o documento internacional ao Detran-PR. Hoje, o órgão estadual não tem como fazer este tipo de controle, mas isso vai mudar a partir de 2006.
* Como o aluguel é a forma mais comum de se ter um carro para dirigir no exterior, a pessoa que estiver viajando deve tomar alguns cuidados. Geralmente vale a pena contratar o aluguel no próprio Brasil, pois as locadoras internacionais têm tarifas promocionais em reais. Geralmente em melhores condições do que as que a pessoa encontraria no destino. Sem contar que, reservando aqui, o turista elimina o risco da falta de automóveis.
* Na maior parte dos países, o estrangeiro deve ter uma idade mínima para sentar-se ao volante. Mas 21 anos é a maioridade padrão internacional para se locar um veículo, incluindo os Estados Unidos.
* Normalmente, é exigido cartão de crédito para pagar o aluguel de um carro. Mas dá para pagar em dinheiro. Entretanto alguma garantia extra pode ser exigida da pessoa.
* Principalmente nos Estados Unidos, as grandes locadoras têm um sistema para a devolução expressa do veículo. Pouco antes de entrar no avião, a pessoa leva o carro até o pátio da empresa, nos arredores dos aeroportos. Um funcionário aparece com um palmtop, dá uma examinada no carro e, em segundos, emite seu extrato.
* Encha o tanque, antes de devolver um automóvel alugado. Se a pessoa devolver vazio, a empresa de locação vai cobrar o combustível em dinheiro e a um preço que faria corar um xeque do petróleo.
* Muitas vezes uma multa cometida no exterior tem que ser paga na hora. Mas, se o carro for alugado e a multa for do tipo que é cobrada depois, nem pense em esconder o fato da locadora. A empresa vai pagar, porque o carro é dela, mas depois vai cobrar do motorista infrator. Evite qualquer tipo de constrangimento.
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