O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) resolveu adiar a mudança no formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O documento, que passará a ser de plástico e contará com chip e QR Code para oferecer maior segurança e rapidez na identificação, entrará em vigor em 2022.
A alteração no documento estava programada para começar no início de 2019. Segundo o Contran, os quatro anos a mais são necessários para adequar as versões digitais da CNH e do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) à nova carteira.
>> CNH gratuita fica mais perto de virar lei nacional
Conforme a resolução 718 de 2017, o cartão inteligente, como é chamado pelo Contran, terá o formato de um cartão de débito/ crédito. Ele reunirá dados cadastrais do motorista tanto na parte impressa quanto na memória digital, contidos no chip e por meio da gravação a laser.
>> Avisar de blitz policial nas redes sociais pode virar crime
Unirá dados biométricos e cadastrais que possam ser lidos digitalmente por smartphones dotados de aplicativos desenvolvidos para agentes de trânsito, o que praticamente elimina as possibilidades de fraude.
O QR Code, presente também na atua CNH de papel, permitirá a emissão da opção digital do documento.
>> Você pode ter a CNH suspensa, mesmo sem atingir 20 pontos; veja como
Com a mudança, a carteira do motorista terá diversas funções, como conter o histórico de infrações do motorista e a impressão digital do condutor.
>> IPVA 2019: confira as datas para o pagamento
A novidade possibilitará ainda no futuro ser usada para outras utilidades, como pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos, universidades e estacionamentos e identificação biométrica, com cadastro das digitais no chip que permitirá validar a identidade em bancos, serviços públicos, entre outros.
No modelo atual, em papel, é proibida a plastificação, o que torna o documento suscetível ao desgaste do tempo e também ao risco de rasgar.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião