A inauguração do Polo Automotivo Jeep em Goiana (PE) na última terça-feira (28) foi acompanhada da notícia de que mais outros dois carros sairão da fábrica em até 18 meses, sendo um da Jeep e outro da Fiat. O primeiro modelo a ser produzido na planta, pertencente ao grupo Fiat Chrysler (FCA), é o Renegade, em linha de montagem desde fevereiro e que já está nas lojas. A informação foi confirmada pelo CEO da FCA, Sergio Marchionne.
FOTOS: Veja outras imagens da fábrica
Entre os modelos a serem feitos em Pernambuco está uma picape médio-compacta (veja aqui), cujo protótipo foi apresentado no Salão de São Paulo do ano passado. Marchionne, porém, não confirmou o produto. Durante a entrevista coletiva, o ‘chefão’ da Fiat não descartou trazer novamente a Alfa Romeo, marca pertence ao grupo, para o país, mas não entrou em detalhes.
Moderno
Para a criação do complexo industrial foram injetados R$ 7 bilhões. Somente a área da fábrica ocupa 260 mil metros quadrados. O polo compreende ainda um parque de fornecedores de mais 270 mil m², com um total de 16 empresas.
Altamente mecanizada, a planta conta com 700 robôs, que fazem todo o trabalho de solda, concentrado na funilaria, além de serem usados nos serviços de pintura e de montagem.
Até o fim deste ano, a FCA estima que sejam contratados 9 mil profissionais em Goiana, puxados pela aposta de sucesso do Jeep Renegade, que deve brigar pela liderança do segmento dos SUVs compactos no Brasil. A capacidade de produção é de 250 mil veículos.
Menos desgaste
Outra novidade da fábrica, que é considerada pela FCA como a mais moderna do grupo, é a concepção de ergonomia no processo de montagem, com máquinas que giram os carros para que os operários efetuem o trabalho sem mudar de posição, o que reduz o desgaste. Em um primeiro momento, o complexo irá atender apenas ao mercado brasileiro, porém, a intenção é que ele forneça produtos também para a América Latina. As obras do polo automotivo da Jeep tiveram início em fevereiro de 2012.
A inauguração contou com a presença da presidente da república, Dilma Rousseff, do CEO da FCA, Sergio Marchionne, do presidente do conselho administrativo da FCA, John Elkan, do diretor-geral da Jeep na América Latina e da Fiat Chrysler no Brasil, Sergio Ferreira, e outras autoridades.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião