Na Europa
Marca terá um novo crossover
De acordo com informações da imprensa europeia, a Fiat está desenvolvendo, com base na plataforma Chrysler, um novo crossover compacto destinado para o mercado do velho continente e para o norte-americano. O novo produto seria o terceiro fruto da união entre a marca italiana e a dos EUA os primeiros foram o Fiat Freemont, construído em cima do projeto do Dodge Journey, e o Fiat 500, que passou a ser produzido no México. No caso do novo jipinho, a ideia é produzi-lo na fábrica de Mirafiori, em Turim, e disponibilizá-lo nas lojas em meados de 2013. Em um comunicado divulgado nesta semana, a Fiat, que controla 53,5% do Chrysler Group, disse que vai remodelar a unidade fabril italiana para que o novo modelo possa ser produzido. Tais mudanças terão início já no ano que vem, visando atender ao cronograma de lançamento do novo carro. Há ainda planos de utilizar esse projeto para criar um SUV da Alfa Romeo, algo previsto para os próximos anos.
A nova geração do Palio só será lançada em novembro, mas a Fiat já realizou a primeira apresentação oficial do modelo para os concessionários, em Mykonos, na Grécia. Nas imagens que vazaram pela internet, o carro aparece nas versões Essence e Sporting. Há informações que mesmo com a chegada do novo Palio no mercado, a montadora italiana não tirará de linha a versão atual do hatch, na configuração de entrada.
Pelas fotos, a impressão é de que o Palio está mais alto, nos moldes do Volkswagen Fox, mas com aumento geral de medidas. O estilo toma emprestado elementos do Punto, como a dianteira com bocão cortado por barra transversal e a logomarca incrustada em barra cromada (como introduzido na primeira reestilização do Grande Punto europeu), afora as lanternas elevadas. Já o interior segue o mesmo padrão adotado pelo Novo Uno. O volante com novos botões de controle de som e as saídas de ar, entre outros detalhes, são semelhantes ao do irmão quadradinho.
Disponível tanto com motor 1.4 Evo quanto 1.6 16V E.torQ, o Palio repetirá a versão Sporting, que tem detalhes como bordas que alargam visualmente as caixas de rodas e um adereço cromado para combinar com a curvatura dos vincos laterais, ressaltados ainda por adesivos. Só que as aparências enganam: em vez do motor 1.4 T-Jet do Punto, o Sporting continua a ser um esportivo com motorização convencional, no caso o 1.6 16V. Por enquanto, ainda não há qualquer informação sobre preços.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast