A Volkswagen realizou o lançamento comercial do novo Jetta Variant. Apresentado pela primeira vez no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em 2009, a station wagon com visual baseado na sexta geração do Golf desembarca no Brasil importada do México com valor tabelado em R$ 83.990.
As principais mudanças do veículo estão na dianteira, na nova grade de ventilação, com linhas horizontais e frisos cromados. Os faróis, também revistos, têm desenho alinhado ao novo padrão visual da marca, além de contarem com máscara negra e elementos cromados. As demais alterações estão no para-choque dianteiro, que conta com entradas de ar mais largas, e luzes de neblina reposicionadas para as extremidades da peça.
As linhas e volumes laterais também contribuem para a aparência elegante do novo Jetta Variant. As rodas de liga de 17" foram redesenhadas e têm raios em ângulo que, quando em movimento, aumentam a impressão de volume e largura. Já a traseira do modelo seguiu sem quaisquer alterações sensíveis.
Apesar do design atualizado, o modelo manteve sem alterações o motor cinco cilindros 2.5 litros de 170 cv e 24,4 kgfm de torque que trabalha associado ao câmbio automático AG6 tiptronic de 6 marchas. Tal conjunto, segundo a fabricante, permite ao Jetta Variant acelerar de 0 a 100 km/h em 8s9 e atingir a velocidade máxima de 205 km/h.
De série o modelo da VW oferece um novo sistema de som com dez alto-falantes com tela touch screen de 6.5" que também oferece informações sobre o ar-condicionado e os sensores de estacionamento, o mesmo que também será utilizado na picape Amarok, cujas vendas no mercado brasileiro coemçarão em maio. Interior revestido em couro, controle de tração (ASR) e estabilidade (ESP), freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS), direção eletromecânica, ar-condicionado digital com duas zonas, 6 airbags e alarme completam a lista de equipamentos. Como opcionais, a VW oferece teto solar panorâmico Skyview, faróis bi-xenon com lavador e kit de sensor de chuva e retrovisor interno com antiofuscamento.
Sem a Toyota Fielder (que deixou de ser fabricada) no caminho, a perua média da Volkswagen não tem concorrentes diretos. À frente, há apenas a líder do segmento, Renault Mégane Grand Tour, que, por R$ 64.010, sai quase R$ 20 mil mais em conta. Na segunda posição está a Peugeot 407 SW que apesar de maior, se aproxima pelo preço: R$ 91.800. Em vendas há uma vasta distância entre os dois modelos. A marca alemã vendeu em 2009 mais de dez vezes o volume da perua francesa, que, nos primeiros dois meses deste ano, não teve ainda nenhuma unidade emplacada.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast