• Carregando...
A semi carenada Fazer 8, assim como a FZ8, chegam ao mercado europeu no segundo semestre | Divulgação/Yamaha
A semi carenada Fazer 8, assim como a FZ8, chegam ao mercado europeu no segundo semestre| Foto: Divulgação/Yamaha
  • Motor proporciona bastante rigidez e menos peso
  • Modelos têm especificações top de linha
  • O assento da FZ8 e também da Fazer 8 fica a 815 mm do solo. Não é uma moto para pilotos inexperientes

Na última semana, a Yamaha encerrou o mistério e, final­men­­­­te, revelou detalhes e as fo­­­­tos de sua nova linha de mo­­tos: a na­­ked FZ8 e a semi carenada Fazer 8. Ambas vêm substituir a linha FZ6, posicionando-se como esportivas de média cilindrada com especificações top de linha e motor mais po­­tente, deixando a linha XJ6, lan­­çada recentemente no Bra­sil, como opção mais acessível aos motociclistas.

Os dois modelos – naked e semi carenada – compartilham um novo motor de 779 cm³ com quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida, recheado de tecnologia com acelerador eletrônico e uma central que controla o fluxo de ar. Capaz de produzir 106 cv de potência máxima a 10.000 rpm, o novo motor supera o da aposentada FZ6, que ti­­nha 97 cavalos. O torque máximo é de 8,4 kgf.m a 8.000 rpm.

O motor é montado co­­mo parte integrante em um quadro de alumínio, que proporciona bastante rigidez e menos peso. A balança traseira também usa liga de alumínio e as suspensões são dignas de motos mais radicais: garfo telescópico invertido (upside-down), na dianteira, e suspensão monoamortecida fixada por links na traseira. Na frente as pinças de freio monobloco mordem dois discos flutuantes de 310 mm. Atrás um disco simples de 267 mm de diâmetro. Na Eu­­ropa, o modelo também vai ser oferecido com freios ABS, como opcional.

As rodas de cinco pontas feitas em liga de alumínio são calçadas com pneus radiais sem câ­­mara nas medidas 120/70-17, na dianteira, e 180/55-17 na traseira. Segundo a Yamaha, a posição de pilotagem é esportiva, porém confortável. O assento fica a 815 mm do solo, mostrando que não é uma moto para pilotos inexperientes.

Todas as especificações dos novos modelos estão de acordo com a proposta de oferecer adre­­nalina aos motociclistas: uma dose de energia de uma moto esportiva, projetada para ser aproveitada no dia a dia. Mas a Yamaha avisa no comunicado à imprensa: a FZ8 não é uma mo­­to para iniciantes, mas sim uma naked esportiva. Os novos mo­­delos devem chegar às concessionárias da Europa no segundo semestre. Por enquanto, nenhuma posição da Ya­­maha se os modelos virão ou não para o Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]