Os planos da Volkswagen para retomar a liderança de vendas no mercado brasileiro por meio de uma gama de produtos lucrativos passa pela renovação profunda de Gol e Voyage e um possível fim da linha para o up!
É o que revela uma nota do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindimetau), publicada recentemente, projetando a estratégia da montadora para os seus compactos de entrada.
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Segundo o documento, Gol e Voyage serão totalmente reconstruídos para adotar a plataforma MQB da marca, em 2021. A mudança também resultará em uma nova versão do Polo e um novo SUV para o Brasil.
As informações foram mencionadas pelo sindicato quando celebrava um novo acordo entre os trabalhadores e a fabricante, que vai valer até 2022.
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Como cita a nota Sindimetau, a adoção da arquitetura MQB é positiva, de um ponto de vista industrial - é a mesma de Polo, Virtus, Golf e T-Cross.
Ela é uma estrutura modular, e passará a ser um padrão global da marca alemã. Ao utilizá-la, a fábrica de Taubaté (SP) abrirá espaço para receber novos investimentos e produtos da empresa.
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Assim, os veteranos Gol e Voyage serão modernizados. Atualmente, ambos são construídos sobre a estrutura VW 23X. Com a adoção da MQB, os dois veículos terão que evoluir e entrar em uma nova geração.
A modernização do hatch e do sedã já havia sido anunciada pela fabricante, em dezembro de 2017. Em um evento na Argentina, a alemã disse que iria introduzir os novos Gol e Voyage, que ganhariam câmbio automático. Isso já ocorreu no ano passado.
A seguir, será introduzida o projeto “A00”, identificado no evento como o “sucessor do Gol”. É estranho não ver, na imagem, a indicação de um “sucessor do Voyage”.
Ao mesmo tempo, a Volkswagen também planeja uma nova versão do Polo, o PA, com ambos sendo produzidos em Taubaté.
O hatch compacto-médio já adota a plataforma MQB e é feito em São Bernardo do Campo (SP). As duas fábricas vão compartilhar a produção dos dois modelos.
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É possível que a PA seja a configuração esportiva Polo GTS, confirmada pela Volkswagen em dezembro de 2017. À época a marca divulgou ainda uma versão esportiva para o Virtus.
Por fim, o sindicato revelou que a Volkswagen também está desenvolvendo um novo SUV para o Brasil. De acordo com a nota, ele será o “VWA0SUV”, mas não há detalhes além do nome do projeto.
É provável que se trata do mesmo A0 CUV, confirmado pela marca no fim do ano passado. O modelo será um SUV compacto, que ficará abaixo do T-Cross, para competir com o Renault Kwid.
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up! deve dar adeus
Contudo, a mudança também tem lados negativos, o principal deles sendo o fim da produção do up! em 2021. Embora não tenha sido confirmado pela montadora, há grandes chances de o compacto deixar o mercado. Ele usa a plataforma VW 120.
Em resposta à nossa reportagem, a Volkswagen enviou o posicionamento a seguir:
“A Volkswagen do Brasil informa que os modelos Gol, Voyage e up! continuam em produção em Taubaté (SP) e têm grande importância para as operações da marca no Brasil e mercados para exportação.
O Gol é o 5.º modelo mais vendido do país, com 77.622 unidades comercializadas em 2018, sendo o líder de vendas da marca.”
No ano passado, Gol e Voyage receberam transmissão automática, contribuindo para o aumento nas vendas da Volkswagen para segmentos como o de PcD – Pessoas com Deficiência (+329% em 2018, em relação a 2017) e Táxis (+ 57%).
Sucesso no Brasil e no exterior, o up! tem relevante contribuição para mercados de exportação como o Uruguai. Lá, ele é o modelo mais vendido da marca, ajudando para a liderança de mercado da VW pelo segundo ano consecutivo.
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