Curitiba e Rio de Janeiro O segmento de caminhões nacionais terá boas novidades partir de janeiro de 2006. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, que produz seus veículos comerciais em Rezende (RJ), vai lançar sua primeira linha de pesados com cabine leito alta, denominada Constellation. Já a Volvo, com fábrica na Cidade Industrial de Curitiba, irá comercializar no início do próximo ano a nova linha de semipesados denominada VM. Os dois modelos serão concorrentes.
Formada pelos modelos 19.320 Titan Tractor 4X2, 17.250 4X2 e 24.250 6X2, a família Constellation da Volkswagen tem como destaque o visual robusto. Externamente, o que mais chama a atenção na linha é a imensa grade frontal, na cor preta, que lembra a utilizada em carros de passeio da marca (e até da subsidiária Audi). O 19.320 Titan Tractor, carro-chefe da família, traciona 45 toneladas com carretas para 30 pallets. A família terá novas versões, cobrindo até 57 toneladas brutas. A preocupação com os ocupantes começa pelo conforto dentro da cabine leito alta, inédita entres os caminhões Volkswagen. Uma pessoa com 1,95 metro de altura fica de pé no interior da cabine e descansa confortavelmente numa cama com dois metros de comprimento. O usuário do leito pode sentar-se e usar luz de leitura sob a cama, há mais espaço para guardar pertences. Os preços da nova linha ainda não foram definidos, mas a previsão da Volkswagen é que um 19.320 Titan Tractor, custe 10% mais caro que a antiga linha Titan. Ou seja, cerca de R$ 220 mil.
A estratégia da Volvo com os dois novos modelos da linha VM é melhorar a performance de vendas no segmento de semipesados, onde detém apenas 5% do mercado (a Mercedes-Benz e a Volks disputam a liderança). O VM 4X2 310 destina-se ao transporte rodoviário de curtas e médias distâncias. O veículo é o único no país em sua classe a ter peso abaixo de 6 toneladas e foi desenvolvido para atender as aplicações com semi-reboque de 2 e 3 eixos. Surge ainda como opção para o transporte nos segmentos de baú (29 toneladas) e tanque (40 mil litros). Já o VM 6X2 260 será oferecido para o mercado da construção civil, alcançando 27 toneladas de carga líquida, enquanto que o 310 é indicado na aplicação mais pesada com reboque (romeu e julieta) para o transporte de madeira e cana-de-açúcar, com capacidade para até 63 toneladas.
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