Após lançar a linha 2017 do Gol e do Voyage há 20 dias, a Volkswagen agora apresenta a reestilizada Saveiro, com uma aparência própria, descolada do hatch e do sedã, pela primeira vez ao longo dos seus 33 anos de história do modelo. A picape exibe uma cara mais agressiva, disposta a intimidar a rival Strada, e não deixar que as novatas intermediárias Renault Oroch e Fiat Toro ‘roubem’ consumidores.
A novidade chegará em abril oferecendo quatro versões e três diferentes cabines e duas motorizações. A de entrada, com cabine simples, troca o nome Starline por Robust e parte de R$ 43.350. Já a topo de linha Cross, cabine dupla, custa R$ 69.250 iniciais.
A personalidade exclusiva da picape se concentra do lado de fora. A grade é um pouco maior e mais alta que a do Gol e ganha frisos cromados a partir das configurações mais caras. Para dar um visual mais robusto, o novo capô está mais elevado com dois novos vincos. Há também novos para-lamas e novos faróis com traços hexagonais (inspirados na Amarok). O emblema da VW é projetado para frente e em posição central sem invadir o capô.
A entrada de ar inferior está um pouco mais larga, enquanto os faróis de neblina trocaram o formato circular pelo trapezoidal. Na traseira, as lanternas também são novas, com alteração nas disposição das luzes com lente tridimensional (nova assinatura noturna) e refletor nas extremidades.
A Saveiro usa freios a disco nas quatro rodas, sendo a única na linha de carros compactos da VW a oferecer o recurso a mais de segurança em frenagens - Gol, Voyage, up! e Fox usam freios a tambor na parte de trás.
LEIA MAIS: Volkswagen Gol ganha motor 3 cilindros e ‘cara’ de Golf por R$ 34.590.
Outra mudança é a abertura da tampa da caçamba por acionamento do logotipo da Volkswagen, uma solução já adotada pela rival Strada.A Volkswagen ampliou ainda a distância do solo de 166 mm para 198 mm com elevação da suspensão e uso de pneus mais altos (205/60 R15).
Atualização interna
Já por dentro, a renovação acompanha as mudanças do Gol. Os comandos no painel exibem linhas horizontais e as saídas de ar, antes redondas, passam a ser trapezoidais. O volante foi redesenhado, semelhante ao do Golf, e o quadro de instrumentos transmite sofisticação, com iluminação em led na cor branca.
A atualização interna não contempla a versão Robust, que é voltada ao trabalho e só ganhou o volante diferenciado, além de trazer um visual externo mais simples, com para-choques, retrovisores e maçanetas em preto.
A escassez da configuração de entrada também se estende aos equipamentos. A direção hidráulica e ar-condicionado não são de série. Para equipá-la com esses itens cada vez mais exigidos pelo consumidor são necessários R$ 3.790 a mais pelo ar e outros R$ 1.470 pela direção, o que faz a Robust subir para R$ 48.410.
Sistema de som e vidros ou travas elétricos também são à parte. O ar só vem de fábrica a partir do acabamento Highline, de R$ 63.070.
Até a topo Cross vem com sua lista de opcionais, que inclui sensor de estacionamento dianteiro (R$ 2.640), GPS (R$ 1.840) e pneus de uso off-road (R$ 140). Com todos os adicionais, o preço dela salta para R$ 73.870 e se aproxima da versão de entrada da Fiat Toro, de porte maior, com quatro portas e que já vem com câmbio automático.
Comparada à concorrente Strada, a Saveiro é 8 centímetros mais espaçosa, o que garante acomodar três adultos no banco traseiro. Já a representante da Fiat, em sua versão topo, vem com a exclusiva terceira porta, que facilita o embarque.
Mecânica e conectividade
A picape da Volkswagen é a única do segmento compacto a contar com controle de estabilidade e de tração, disponível na Cross. A versão mais cara também traz freios ABS com função off road e utiliza o novo motor 1.6 16V, de 120 cv e 16,8 kgfm de torque, com sistema de partida a frio, enquanto as demais mantêm o bloco 1.6 8V, de 104 cv e 15,6 kgfm.
Assim como fez com o Gol e Voyage, a Volkswagen também incrementou a conectividade na Saveiro, com o propósito de atrair o público jovem e urbano que busca as opções mais caras. São quatro novos sistemas de infotainment: Media, Media Plus, Composition Touch e Discover Media.
- Seminovos em alta: carros compactos completos com preço de zero km básico
- Jeep Renegade vira carro de polícia em Batman vs Supermam; assista
- Opções de carros novos e usados com 7 lugares para levar toda a família
- Carros com pegada esportiva mais acessíveis do Brasil
- Os 10 carros flex mais econômicos do Brasil
O primeiro sistema é opcional para a versão Trendline e traz funções básicas como as entradas USB/AUX/SD-card e bluetooth.
O Media Plus é de série na Highline e adiciona leitor de CD e pode exibir o recursos de ‘Park Distance Control‘ (quando equipado com sensor de estacionamento).
O Composition Touch é uma central multimídia com tela colorida de 5” sensível ao toque e traz funções avançadas com o sistema MirrorLink integrado (compatível com smartphones Android certificados).
O Discover Media é o mais sofisticado e está disponível nas versões Highline e Cross. Com tela colorida de 6,33” e sensor de aproximação, traz o App-Connect com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay e CD, duas entradas para SD-Card, AUX e USB. Para adicionar a navegação GPS, é preciso optar pela Discover Media Plus.
Também é possível a leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes e responder a mensagem através do comando de voz.
O que ela traz?
Versões e preços da Saveiro 2017:
Robust 1.6 8V 104/ 101 cv
Cabine simples: R$ 43.530.
Itens de série: banco do motorista com regulagem de altura, barra para apoio de carga no teto, tampa da caçamba com amortecedor, para-choques em preto fosco, rodas de aço aro 15, máscara negra para faróis e painel de instrumento com conta-giros.
Opcionais: direção hidráulica (R$ 1.740), ar-condicionado (R$ 3.790), vidros e travas elétricos (R$ 490), sistema de som com USB/BT (R$ 720), iluminação de caçamba, brake light e santantônio (R$ 330). Um pacote com vidros e travas elétricos e sistema de som sai por R$ 1.140.
Trendline 1.6 8V 104/ 101 cv
Cabine simples: R$ 47.970.
Cabine estendida: R$ 52.730.
Cabine dupla: R$ 56.270.
Itens de série: agrega faróis duplos, computador de bordo, direção hidráulica, para-choques na cor do veículo, vidros e travas elétricos, desembaçador do vidro traseiro e janela basculante (na cabine dupla).
Opcionais: pacote Conforto Completo com alarme e chave canivete, retrovisores elétricos com repetidores de seta e ar-condicionado (R$ 4.670); central multimídia com suporte para celular (R$ 760 para cabine simples, R$ 850 para as demais), multimídia com tela sensível ao toque e espelhamento do celular (R$ 1.700 para cabine simples, R$ 1.780 para as demais); e Módulo Plus, com espelhos e maçanetas na cor do veículo, faróis de neblina, brake light, sensor de ré, volante com ajustes de altura e profundidade, capota marítima com ganchos para amarração de cargas e rodas de liga leve (R$ 3.720 para cabine simples, R$ 3.820 para as demais).
Highline 1.6 8V 104/101 cv
Cabine dupla: R$ 63.070.
Itens de série: acrescenta ar-condicionado, alarme com chave canivete, volante com ajustes de altura e profundidade, retrovisores elétricos com repetidores de seta e função tilt-down, faróis de neblina, central multimídia com USB/BT e volante multifuncional.
Opcionais: suporte para celular (R$ 300), pacote Highline completo, com bancos em couro sintético, capota marítima com ganchos para amarração de cargas, rodas de liga leve e sensor de ré (R$ 3.750), central Composition Touch, com função de espelhamento de celular e suporte (R$ 810) e sistema de navegação (R$ 2.090).
Cross 1.6 16V 120/110 cv
Cabine Estendida: R$ 66.110.
Cabine Dupla: R$ 69.250.
Itens de série: incorpora controle de estabilidade, assistente de partida em subida e descida, sensor de ré, capota marítima, spoilers e estribos, lanternas com efeito 3D, luzes múltiplas no para-choque (neblina, de longa distância e de curva), pedaleiras cromadas, rodas de liga leve aro 15, bloqueio de diferencial e central multimídia.
Opcionais: suporte para celular (R$ 300), pacote Cross completo, com retrovisor interno antiofuscante, piloto automático, sensores de luz e chuva, bancos em couro sintético e sensor de estacionamento dianteiro (R$ 2.640), sistema de entretenimento com tela maior, GPS e conectividade com celulares Android em geral - Android Auto, ainda não distribuído no Brasil, e Apple Carplay (R$ 1.840) e pneus de uso off-road (R$ 140).
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast