Um passado vitorioso em competições. Assim podemos classificar a Harley-Davidson com a sua XR 750 nas dirt tracks da década de 70, corridas na terra feitas em circuitos ovais nos Estados Unidos. Com inspiração em seu modelo "racing", a Harley-Davidson criou em 2008 a XR 1200. Curiosamente a motocicleta foi lançada inicialmente para o público europeu. Após vários pedidos do lado de cá do Atlântico, a montadora resolveu atender ao desejo dos motociclistas americanos. Lançada na Espanha, a XR 1200 foi apresentada no fim do ano passado nos Estados Unidos e há pouco tempo a imprensa especializada estrangeira teve a oportunidade de testá-la.
Em terras brasileiras a moto fez sua avant-premierè no Salão da Motocicleta 2008 e chega agora neste ano ao consumidor. O preço sugerido é de R$ 39,9 mil, mais o valor do frete (cerca de R$ 1,3 mil). A XR 1200 fica posicionada entre as linhas 883 e Dyna. A nova XR 1200 pouco lembra a "avó" de quem empresta a sigla, exceto pelo largo guidão e pelo formato do tanque. Ao contrário da XR 750, a XR 1200 apresenta características de uma moto exclusivamente para se pilotar em estradas sinuosas.
Esbanjando estilo, a Harley XR é única. Belas rodas de liga leve de 18 na dianteira e 17 na traseira, calçadas por pneus 120/70 e 180/55, respectivamente. A motocicleta norte-americana apresenta pedaleiras recuadas e o guidão largo, deixando o piloto com a postura relaxada e ereta. Contrariando o estilo da XR, a baixa altura do banco em relação ao solo (74 centímetros) e a transmissão feita por correia dentada e o respeitável motor de dois cilindros em "V" não deixam o piloto esquecer que se trata de uma Harley-Davidson.
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