Apesar de terem sido lançadas neste ano, as picapes Volkswagen Amarok, Peugeot Hoggar e Chevrolet Montana não causaram muito impacto no mercado.
A picape média da Volkswagen começou a ser vendida em maio, quando emplacou 361 unidades e ficou em 25º lugar entre os comerciais leves (uma posição atrás da Hoggar). Mas esta foi a melhor colocação. De junho a outubro, a classificação oscilou entre o 27º e o 31º lugar, fechando novembro em 28º (427 emplacamentos), e a quinzena de dezembro em 26º. Especificamente em seu segmento, no mês passado a Amarok ficou atrás de Chevrolet S10, Toyota Hilux, Mitsubishi L200, Ford Ranger e Nissan Frontier, segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Lançada em abril, a picape Peugeot Hoggar também não decolou. Em maio, o modelo conseguiu um 24º entre os comerciais leves (e 5º entre as picapes pequenas), mas em novembro não conseguiu sair do 26º, enquanto na quinzena de dezembro caiu para 30º. Desde o lançamento, o maior número de unidades emplacadas foi em julho 591 , quando a Hoggar conseguiu a melhor colocação: 23ª.
A nova Chevrolet Montana, derivada do Agile, chegou em setembro, mas as vendas a partir de outubro diminuíram e sua posição no ranking dos comerciais leves, que oscilava entre o terceiro e o quinto lugar, foi para sexto. O que pode mudar neste mês, já que a primeira quinzena indica uma volta à quarta posição. Falando somente de picapes de seu segmento, a Montana manteve o terceiro lugar de sempre (atrás de Fiat Strada e VW Saveiro). Mas o número de unidades vendidas, 2.188 emplacamentos em novembro, continua muito inferior ao das concorrentes no mês (Strada: 10.602; Saveiro: 6.250).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast