A 10.ª geração do Honda Accord chega totalmente renovada para a difícil tarefa de brigar no mercado de sedãs premium, dominado por Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.
Para tanto, ganha atributos segurança, tecnologia e refinamento para torná-lo competitivo. O preço é de R$ 198,5 mil na versão única Touring, bem acima da linha anterior, que saía por R$ 162,5 mil.
Uma das novidades é a estreia da tecnologia Honda Sensing, um pacote de equipamentos de segurança e assistência ao motorista que proporciona uma nova experiência ao dirigir.
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O novo Accord foi desenvolvido sobre uma nova plataforma com porte mais baixo e largo, e com uma estrutura mais leve, rígida e sofisticada.
Além disso, o modelo traz uma nova motorização. Sai de cena o motor V6 3.5 litros e entra o 2.0 turbo com injeção direta, que rende 256 cv e 37,7 kgfm de toque - são 24 cv a menos, porém 3,1 kgfm a mais que o antecessor.
Há ainda uma inovadora transmissão automática de dez velocidades - quatro a mais que o antigo Accord -, com os comandos por botões (sem a alavanca), seguindo ao estilo da Ferrari e do Uno Dualogic. Se preferir, o condutor pode efetuar as trocas de marcha por borboletas atrás do volante.
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Design refinado
O visual do Accord ficou moderno e ousado. A dianteira é destacada pela grade tradicional da Honda com uma asa cromada posicionada acima de uma grande entrada de ar e flanqueada por faróis full led - mesma iluminação dos faróis de neblina.
As rodas de liga leve aro 18 trazem desenho exclusivo, enquanto que na traseira as lanternas em formato bumerangue são em led e as saídas do escapamento são duplas.
Visto de lado percebe-se bem como como o carro está rejuvenescido. A nova curvatura do teto, com caimento acentuado na traseira, remete ao mesmo estilo cupê do Civic.
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O Accord está maior, com acréscimo de 5,5 cm no entre-eixos (pulou para 2,83 m), melhorando ainda mais o espaço interno e a capacidade do porta-malas em 68 litros - chegando a 574 l.
O novo painel exibe um perfil mais fino e volante em couro macio traz um toque esportivo. O banco do motorista tem ajuste elétrico de 12 posições e o conforto do passageiro é ainda maior com os novos bancos dianteiros ventilados.
O quadro de instrumentos parcialmente digital é em TFT de 7 polegadas e incorpora novos desenhos e grafismos. Já a central multimídia inédita com estilo flutuante vem com tela sensível ao toque de 8 polegadas e compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto.
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O pacote de sofisticação conta com um novo head-up display de 6 polegadas, projetado diretamente no para-brisas, fornecendo informações claras ao condutor, som premium com 452 W de potência, teto solar, oito sensores de estacionamento, câmera de ré, tecnologia de recarga de celulares por indução no console central, partida, abertura e fechamento do carro sem chave.
Uma tecnologia trazida do Civic é a câmera no retrovisor direito, que projeta no multimídia a imagem lateral do carro ao acionar a seta ou ao pressionar um botão na ponta da alavanca do pisca.
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O Accord está disponível em três cores: preto, cinza e marfim. Os bancos são revestidos em couro perfurado e costura pespontada em áreas selecionadas.
O silêncio a borda é outro destaque do modelo. Graças ao novo sistema Active Sound Control, formado por três microfones na cabine que cancelam os ruídos de rodagem enviando uma frequência sonora oposta ao ruído captado - no modo Sport, ele é cancelado para acentuar o ruído do motor.
Outra exclusividade da Honda é um ressonador na roda, que emite frequência contrária a do ruído de rodagem para anulá-la.
Honda / Divulgação
Segurança e assistência
O novo Accord passa a ser o primeiro veículo da marca no país com funções semiautônomas, oferecendo assistência ao condutor. O Honda Sesing inclui o piloto automático adaptativo (ACC), que acelera e freia o veículo sozinho conforme o ritmo do trânsito e sistemas de frenagem de emergência e que diminui os danos numa colisão ou saída de pista.
A montadora adiantou que tais tecnologias vão migrar para outros carros do marca no futuro. Outra novidade é o monitor de atenção, que acompanha o comportamento do motorista em rodovias ou vias rápidas para determinar se ele está desatento. Caso isso ocorra, aconselha uma parada para descanso.
Com pitadas do Civic Type R
O novo 2.0 turbo compartilha em grande parte o projeto do esportivo Civic Type R, oferecendo torque superior ao motor V6 anterior e desempenho ainda mais dinâmico. O torque máximo é entregue entre 1.500 e 4.000 rpm.
Ele tem um ronco esportivo, especialmente quando o câmbio está no modo Sport. O consumo é um ponto alto: 9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.
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