Lançado no fim de abril deste ano, o novo Honda Civic chegou com bastante moral para brigar pela liderança do segmento de sedãs médios que conta com o Chevrolet Vectra, Toyota Corolla, Peugeot 307 Sedan e novo Renault Mégane. Assim como ocorreu com o Corolla em 2002, o objetivo da Honda foi o de apresentar um carro totalmente desvinculado da geração anterior.
Olhando a silhueta do novo Civic, ela até lembra um pouco a geração anterior, mas o contorno, que surge no capô, corre pelo teto e acaba na traseira, é mais fluido que o do antecessor e bem mais moderno. O que mais chama a atenção é o capô, sem vincos, e a linha que agrega o conjunto dos faróis e a grade frontal, composta por uma lâmina cromada com a letra "H" ao centro, formando uma espécie de emblema alado.
A traseira, por sua vez, é alta e exibe lanternas com molduras que invadem a tampa do porta-malas. Na versão EXS, avaliada pelo Caderno de Automóveis, os espelhos retrovisores trazem as luzes indicadoras de direção embutidas. O Civic também cresceu de tamanho. A distância entreeixos ganhou 8 centímetros, o comprimento, 5 cm, e a largura, 3,7 cm.
Toque futurista
Ao abrir a porta do carro, o motorista é surpreendido, principalmente, se estiver esperando algo parecido com o antigo Civic. O acabamento melhorou bastante e o painel é totalmente diferente. Diga-se de passagem, requer até certa adaptação, pois atrás do volante está apenas o conta-giros analógico. Velocímetro e marcadores de combustível e da temperatura da água todos digitais ficam bem mais elevados, obrigando o condutor a desviar os olhos um pouco para cima. A iluminação em azul dá um toque futurista ao modelo.
O volante com dimensões menores tem três raios e desenho arrojado. Ele oferece regulagem de altura e profundidade, controles do piloto automático (cruise control) e do sistema de áudio. A alavanca de freio de estacionamento em formato de "Z" também dá um toque especial ao interior do modelo, que oferece de série bancos, volante e alavancas com revestimento de couro, ajuste de altura de assentos, rádio com CD player e disqueteira para seis discos, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo, air-bags para motorista e passageiros, sistema de freios com ABS e rodas de liga-leve 16 polegadas, entre outros.
O modelo em sua versão EXS custa R$ 85,8 mil em Curitiba e o seu prazo de entrega é superior a um mês. E caso a cor escolhida seja a prata, a demora ainda é maior.
Roberto Massignan Filho
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