![Novo Classe A permite ao motorista bater papo com o carro A nova geração do Classe A exibe uma frente redesenhada, apelidada pela marca de ‘cara de tubarão’. | Estúdio Malagrine / Mercedes-Benz](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/02/e27d049663d84c627d7f228524c01e16-gpLarge.jpg)
A evolução automotiva dos últimos anos tem sido tão impressionante que só falta os carros falarem! Ou melhor, faltava. A Mercedes-Benz tratou de acrescentar mais essa tecnologia no mercado brasileiro com o lançamento oficial da quarta geração do Classe A.
O hatch premium lançado em pré-venda logo após Salão de São Paulo 2018, em novembro passado, estreia nas concessionários ao preço de R$ 194,9 mil na versão única A250 Vision.
São R$ 5 mil a menos que a configuração Launch Edition, exibida na feira paulista e que teve lote especial de 100 unidades. O preço menor, porém, impactou na perda de alguns itens, como pacote visual AMG, ar-condicionado de duas zonas e retrovisores com rebatimento elétrico.
>> Adeus: Honda aposenta CG 125, o veículo mais vendido no Brasil
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/02/3ebb628a9d1d366ac148c5ab5fbc299e-gpMedium.jpg)
Estúdio Malagrine / Mercedes-Benz
A novidade vem equipada com um novo motor 2.0 turbo, de 224 cv (13 cv a mais que o antigo) e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.â
A grande sacada do carro é a interação com o motorista. Basta dizer “Oi, Mercedes”; “e aí, Mercedes”; ou “olá, Mercedes”, para que uma voz feminina responda: “sim, o que você deseja fazer?”â
>> Quando seu carro precisará ter a nova placa Mercosul
A partir daí é possível comandar, por voz, a temperatura do ar-condicionado, a abertura do teto solar, a mudança da estação de rádio e as funções do computador de bordo.â
É claro que há modelos no mercado que trazem funções similares por reconhecimento de voz, porém transformar isso num bate-papo entre motorista e carro é bem interessante.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/02/a0624d21a843988162fc19872824392a-gpMedium.jpg)
Divulgação/ Mercedes-Benz
A tecnologia foi batizada de MBUX (Mercedes-Benz User Experience) e está inserida na central multimídia. A boa notícia que estreia por aqui traduzida para português brasileiro.
Por enquanto, a solução é limitada a frases prontas. Por exemplo, é preciso dizer "baixar a temperatura para 15 graus” quando se quer alterar a intensidade do ar-condicionado.
Seria mais simples falar apenas “tá muito quente” para que o sistema interpretasse a necessidade de resfriar o ambiente. Neste caso, o condutor irá ouvir um "não entendi”.
>> Ford lança nova EcoSport 2020 sem estepe e com pneus 'que não furam’
A Mercedes já possui uma tecnologia mais avançada, que emprega inteligência artificial e é capaz de aprender comandos ‘mais práticos’. Ela foi apresentada em janeiro passado no Salão Detroit (EUA) equipando o novo CLA - em breve deve pintar no mercado nacional.
De qualquer forma é um dos atrativos do novo Classe A. O dispositivo também permite a interação por meio de touchpad no console e ao toque na própria tela multimídia (até a geração anterior, este dispositivo não sensível ao toque).
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/02/84d5c8e31822a361776ef3a4482d7648-gpMedium.jpg)
Divulgação / Mercedes-Benz
Aliás, chama atenção as duas telas interligadas que formam o painel: uma na frente do motorista (quadro de instrumentos digital) e outra mais ao centro (multimídia).â
Outras soluções pouco comuns nos carros de hoje são a alavanca do câmbio fixado na coluna de direção (mais típico nos carros da Mercedes) e o freio de estacionamento eletrônico posicionado no painel, à esquerda do motorista.
Visualmente, o Classe A está com linhas mais arrojadas, que passam pelos faróis mais finos que os do antecessor, na grade frontal com um friso cromado único e na frente mais inclinada, apelidada pela marca de ‘Shark Face’, ou ‘cara de tubarão’.
O para-choque frontal segue a assinatura AMG, os faróis ganharam iluminação full led e as lanternas exibem novo desenho. As rodas de 18 polegadas são calçadas com pneus run flat (as laterais são reforçadas para que possam rodar por mais tempo quando furados).
A capacidade do porta-malas aumentou em 29 litros em relação à geração anterior, levando agora 370 litros de bagagem.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/02/b3da49136f8dc16190c22184499621a6-gpMedium.jpg)
Divulgação / Mercedes-Benz
O interior traz um acabamento com materiais sofisticados, como fibra de carbono, couro macio e alumínio. Os bancos e portas são revestidos nas cores preto ou bege e assentos do motorista e passageiro dianteiro vem com ajustes elétricos e memória.
No pacote de segurança há a presença da frenagem autônoma, que pode parar totalmente o carro em situações de emergência a uma velocidade de até 50 km/h.
Poderia evitar as incômodas batidas de traseira nos congestionamentos e mesmo colisões em cruzamentos, caso um veículo fure o sinal.
A inédita opção sedã da nova geração do Classe A chega às lojas ainda neste primeiro trimestre.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/02/6bfa70ba2691c24401351b7b1137b1a6-gpMedium.jpg)
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2019/02/5fb0a8b25c4820895c4e7b27c5d20a4f-gpMedium.jpg)
â
â
â
â
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião