Estreias
CLA de entrada e GLA no pacotão de lançamentos
A Mercedes-Benz anunciou um pacote de lançamentos no Brasil até 2016. A primeira novidade é uma versão mais barata do compacto CLA, que chega no fim deste mês por R$ 128 mil e ocupará o posto de sedã de entrada da marca.
Em setembro é a vez do utilitário esportivo compacto GLA, na versão 200, , que em dezembro estreará na configuração 45 AMG. Tanto GLA quanto o novo Classe C serão produzidos a partir de 2016 na futura fábrica da Mercedes, que está sendo erguida em Iracemápolis (SP).
No mês de novembro, virão a reestilização do sedã CLS e a perua C 180 Estate. Para 2015, estão programadas os lançamentos da versão esportiva C 63 AMG, da reestilização do Classe B, do superesportivo AMG GT (substituto do SLS AMG), do S Coupé e do ML Coupé. Em 2016, será a vez do C Coupé.
A Mercedes-Benz planeja vender no Brasil em 2015 o dobro de veículos que negociou no ano passado. Significa saltar de 9 mil para 18 mil unidades. A meta é audaciosa e tem como principal estímulo a nova geração do Classe C, que estreia esta semana no mercado nacional. O sedã de maior sucesso da marca chega importado da Alemanha, mas no próximo ano ganha cidadania brasileira com a produção na futura fábrica de Iracemápolis (SP).
VÍDEO: veja os detalhes do novo Classe C
O modelo, que fez sua estreia mundial no Salão de Detroit (EUA), em janeiro deste ano, exibe um visual mais descolado que o antecessor, quase uma rebeldia ao estilo conservador de outrora da empresa alemã. A nova filosofia adotada pela marca nos recentes projetos mescla ousadia as atualizações do Classes A e B e o inédito CLA são bons exemplos ao tradicional luxo e sofisticação que permeiam os seus carros.
O novo Classe C desembarca no Brasil em quatro configurações. A de entrada é o C 180, disponíveis nas versões Avantgarde, mais esportiva, com materiais cromados e acabamento na cor preto, e Exclusive, com acabamento de madeira e ar mais requintado. Ambas têm preço sugerido de R$ 138.900 e são impulsionadas pelo motor 1.6 turbo, de 156 cv e 25 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de sete velocidades, com opções da troca manual por aletas atrás do volante. O carro alcança os 100 km/h em 8,5 segundos e 223 km/h de velocidade.
O C 180 já vem equipado com os novos faróis totalmente em led (no lugar do bi-xenônio), o único entre os concorrentes a oferecer a tecnologia. Outra novidade é a tecla Agility Select, pela qual é possível escolher entre cinco programas de condução, desde a mais econômica a uma apimentada, com o giro sempre lá em cima.
O sedã incorpora também o touchpad, no meio do console central. Com um simples toque dos dedos, é possível acessar todas as funções multimídia do carro, como as do GPS, da internet e do áudio. A imagem é exibida em um display fixo no centro do painel, com uma tela de 7 polegadas.
A linha ainda conta com a versão C 200 Avantgarde, movida pelo novo motor 2.0 turbo, de 184 cv e 30 kgfm, que faz o sedã ir de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e atingir 235 km/h. Com preço de R$ 154.900, a configuração agrega design especial às rodas de liga leve de 17 polegadas e itens como teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático (Active Park Assist) , banco elétrico do motorista e espelhos com rebatimento automático.
Para quem busca mais emoção ao dirigir, a opção é o C 250 Sport, que carrega um bloco 2.0 preparado, de 211 cv e 35 kgfm, capaz de ir a 100 km/h em apenas 6,6 segundos e viajar até 250 km/h. Ele se veste com a linha AMG (divisão esportiva da marca), trazendo as entradas de ar dianteiras maiores, rodas de 18 polegadas, discos de freios perfurados e pinças na cor cinza, duas saídas de escapamento, difusor aerodinâmico traseiro e faróis Full Led com sistema ILS (Intelligent Light System), que se adapta automaticamente às condições climáticas e de direção e a iluminação ambiente.
Por dentro, a versão também tem padrão AMG, com volante de base reta, pedais de alumínio, painel em madeira com textura, revestimento de couro natural e bancos esportivos e elétricos para os ocupantes da frente. A tela multimídia é maior (8,4 polegadas). Seu preço sugerido é de R$ 189.900.
O pacote da linha Classe C se completa com direção elétrica, sete airbags, freio de estacionamento elétrico, assistência de partida em rampa, piloto automático, start/stop (que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas no trânsito), controles de estabilidade e tração, ar-condicionado de duas zonas, entre outros.
O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz.
Lançamento
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast