| Foto:

Após quatro anos de mercado, o Chevrolet Cobalt passa pela primeira atualização. E um dos pecados do sedã compacto-médio foi corrigido: o visual. Se antes ele fazia muitos torcerem o nariz com seus faróis desproporcionais e lanternas ‘quadradas’, agora está muito mais simpático para conquistar não apenas taxistas, mas quem busca design moderno, espaço interno e itens de série interessantes.

CARREGANDO :)

O sedã deixou de ser um ‘patinho feio’. Ganhou status e já fala em descolar de vez de antigos rivais, como Renault Logan, Volkswagen Voyage e Fiat Siena, e concentrar as forças no Honda City, que atualmente é referência para quem busca uma sedã um pouco maior e com requintes não encontrados no degrau debaixo.

Traseira com lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas. 
Publicidade

Porém, subir de patamar tem um preço: a versão de entrada LT 1.4 teve a tabela aumentada em R$ 4,8 mil, saindo agora de R$ 52.690. Já a antiga topo LTZ automático encareceu R$ 7,1 mil, pulando para R$ 65.990. A linha 2016 ganhou a inédita versão Elite, que fecha a gama por R$ 67.990.

80% automático

A Chevrolet prevê que 80% dos clientes comprarão as versões 1.8 automáticas. A meta é vender entre 1,5 mil e 2 mil unidades ao mês. A versão mais básica LS, que custava R$ 44.990, saiu do portfólio do carro.

O novo Cobalt promove a estreia da nova identidade global da marca. É um visual que também veremos em outros modelos da marca, como a nova geração do Cruze, prevista para 2017.

Os faróis estão mais afilados e migram para a lateral do carro. Também exibem um contorno cromado na parte interna para dividir os elementos e têm projetores de dupla parábola, para aumentar a capacidade de iluminação. A grade continua bipartida, porém mais larga e exibe uma grossa borda cromada.

Foram adicionais vincos mais acentuados nas laterais e para-choques. As lanternas agora apresentam um recorte horizontal que invade o bagageiro.

Publicidade
Interior ganha acabamento mais refinado.  

Por dentro, as mudanças mais significativas estão nos painéis das portas e no posicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros elétricos.

Não há mudança nas medidas do carro nem na capacidade do porta-malas, que carrega 563 litros. As motorizações também são as mesmas: 1.4 , de até 102 cv e 13 kgfm de torque, e o 1.8, de 108 cv e 17,1 kgfm, com as opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático, de seis velocidades.

Usuário pode espelhar celular e travar as portas à distância

O novo Cobalt estreia o MyLink 2ª geração, que traz espelhamento com smartphones Android e Apple. É possível acessar os aplicativos do celular e exibi-los na tela multimídia. É possível também ler e ditar mensagens de texto por comando de voz e acessar dispositivos de navegação.

Há ainda a tecnologia OnStar, que permite monitorar o veículo a distância, travar ou destravar as portas pelo celular, reservar restaurantes, consultar notícias do dia, entre outros recursos.

Oque ele traz

Confira os preços e versões do novo Cobalt:

LT 1.4

R$ 52.690

Ar-condicionado, trava elétrica, chave tipo canivete, rodas de aço aro 15, alarme, vidros elétricos e regulagem da coluna da direção.
Novidades: vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos e recirculador de ar automático.

LTZ 1.4

R$ 57.590

Adiciona faróis de neblina, sensor de estacionamento e computador de bordo.
Novidades: roda de liga aro 15, maçanetas internas cromadas, volante multifuncional, painel com preto brilhante, bancos com tecido e revestimento premium, piloto automático e MyLink de 2ª geração.

LTZ 1.8

R$ 59.990

Agrega friso cromado na parte superior das portas, luz individual de leitura para motorista e passageiro,
Novidades: volante com revestimento premium, piloto automático e MyLink de 2ª geração.

LTZ 1.8 aT

R$ 65.990

Adiciona transmissão automática de seis velocidades, piloto automático, piloto automático.
Novidades: MyLink de 2ª geração e tecnologia OnStar.

Elite 1.8 AT

R$ 67.990

Incorpora roda de liga aro 15 com design exclusivo, bancos com revestimento premium e brownstone, câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular, MyLink de 2ª geração e OnStar.

Novas opções de cores: bege, cinza e marrom, a cor de lançamento.

Publicidade
O jornalista viajou a convite da Chevrolet.