• Carregando...

O palco foi montado para os carrões personalizados, mas quem acabou roubando a cena no Sema Show 2007 (feira promovida pela Associação do Mercado de Equipamentos Personalizados, em português), que ocorreu no inicio deste mês em Las Vegas (EUA), foi a 10.ª geração do Toyota Corolla norte-americano. Para nós brasileiros este lançamento é importante, pois o novo modelo nacional será praticamente igual ao veículo ianque – que é um pouco diferente do modelo europeu lançado há cinco meses. Sua estréia no país está marcada para março de 2008.

Com dimensões bem próximas das atuais, o novo Corolla norte-americano – assim como o futuro modelo brasileiro – cresceu 5 cm na largura e 1 cm no comprimento, mas a altura diminuiu 1 cm. Agora são 4,54 metros de comprimento, 1,76 metro de largura e 2,60 metros de entreeixos. Também haverá mais espaço para bagagem já que o porta-malas do três volumes cresceu dos atuais 411 litros para 450 litros. Com essas mudanças nas dimensões, o sedã ganhou um perfil mais baixo e esportivo.

O estilo do novo sedã é bem mais moderno do que o da geração atual feita na fábrica de Indaiatuba (SP). O modelo incorporou vidros mais inclinados e uma linha de cintura mais baixa. É nítida a inspiração na carroceria do Camry, em especial na parte frontal, que recebeu faróis afilados e uma logomarca proeminente no meio da grade, também muito semelhante à do irmão maior. A traseira, por outro lado, não sofreu uma reestilização tão profunda. É a parte do carro que ainda mais parece com a do atual Corolla. O desenho foi desenvolvido em colaboração com projetistas italianos.

Por dentro, além de mais espaçoso (atrás, por exemplo, o piso passa a ser plano), o novo Corolla também sofreu uma grande transformação. O painel ganhou formas mais fluidas, o rádio virá integrado ao conjunto central e o volante – com três raios – ficou muito mais bonito. Pena, no entanto, que o modelo norte-americano e o futuro brasileiro não tenham recebido instrumentos com visores digitais que parecem flutuar, como os existentes no modelo europeu. Por aqui, os instrumentos serão um pouco mais convencionais, apesar de serem mais modernos que os atuais.

Mecânica

Ainda não foi possível saber as mudanças que serão realizadas na parte mecânica do novo Corolla brasileiro. Mas haverá mudanças no câmbio e na suspensão, por exemplo. Lá fora, o modelo ganhou mais estabilidade na versão européia e, nos Estados Unidos, a suspensão foi preparada para garantir maior esportividade. Quanto a motorização, no país, o modelo será vendido com o já conhecido motor 1.8 Flex de 136 cv, seja com álcool como com gasolina.

Em relação aos futuros preços, ainda não há informações. Hoje, a atual linha custa entre R$ 56 mil e R$ 75 mil em concessionárias de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]