Corolla europeu ou norte-americano? Qual versão será adotada pela Toyota brasileira a partir de 2014, quando a 11.ª geração começa a ser produzida em Indaiatuba (SP)? A dúvida surgiu depois que a marca japonesa apresentou esta semana, depois de muito mistério, o renovado sedã com dois visuais distintos: um com ar mais sofisticado para o mercado da Europa, Austrália e África e outro valorizando a esportividade para consumidor dos Estados Unidos.
INFOGRÁFICO: Veja a comparação entre o modelo europeu e o americano
SLIDESHOW: Confira a evolução do Corolla
Se tivesse de apostar, escolheria a primeira opção. Afinal a atual geração do Corolla brasileiro segue o padrão europeu e tem um estilo voltado para o consumidor conservador e elitizado, cobrando mais por isso. Já o modelo vendido nos EUA mira o público jovem, onde é considerado um sedã compacto e de entrada, portanto mais em barato partirá de US$ 16,2 mil (cerca de R$ 34,5 mil).
O Corolla americano foi o primeiro a ser revelado, na quinta-feira, em Santa Monica, na Califórnia (EUA). Com linhas inspiradas no conceito Furia, apresentado no Salão de Detroit deste ano, traz grade frontal no estilo colmeia e para-choque mais arrojados formando uma "boca". Os faróis são espichados pelas laterais. Atrás, as lanternas ocupam a tampa do porta-malas em formato de uma "cabeça de águia". A traseira mais curta e a terceira coluna bem inclinada dão ar de cupê ao carro.
Já o europeu surgiu por imagens na internet na sexta-feira. Nele, os faróis são maiores e invadem ainda mais as laterais. As luzes diurnas de LEDs são mais visíveis. O para-choque com entrada de ar está apenas na porção central, enquanto a grade frontal cromada lembra, em versão anabolizada, a do Etios. Na traseira, as lanternas têm um recorte mais retangular e traz uma barra cromada para realçar a sofisticação.
Interior
Por dentro, ambos se assemelham bastante, com dois mostradores analógicos e tela digital centralizada, sendo que em uma das versões americanas a porção digital está na base de um terceiro mostrador analógico.
A tela sensível ao toque na parte central do painel é recorrente nos dois modelos e copiam a solução já usada no novo RAV4. Outra similaridade está nas dimensões, que estão maiores comparadas a atual geração. O comprimento (4,64 metros) e entre-eixos (2,70 m) cresceram quase 10 centímetros, o que significa mais espaço e conforto aos ocupantes do banco traseiro.
Na mecânica, no entanto, há diferenças. Informações iniciais dão conta de que o Corolla europeu terá como uma das opções o bloco 1,3 litro do Toyota Auris, que gera 138 cv, acoplado a câmbio manual de seis marchas ou a um CVT. No americano, o trem-de-força tem motor 1.8, de 132 cv (140 na versão Eco) e câmbio manual de seis velocidades, automático de quatro ou CVT.
Tanto no Velho Continente quanto nos Estados Unidos, as vendas começam no fim deste ano. Para o Brasil, a expectativa elas comecem ainda no primeiro trimestre do ano que vem, uma vez que a Toyota busca recuperar o espaço perdido em 2013 para o Civic, após este estrear o novo motor. 2.0.
O Corolla é o modelo mais vendido da história, com quase 40 milhões de unidades emplacadas desde o seu lançamento em 1966. Confira a trajetória do carro:
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