O Salão do Automóvel de Detroit (EUA) abriu as portas nesta segunda-feira (14) para a imprensa mundial, e quem roubou a cena foi o novo Corvette, da General Motors. A sétima geração do esportivo passou por uma revitalização visual e ganhou o nome de Stingray, em homenagem ao lendário modelo, um dos mais badalados da trajetória cinquentenária do clássico da Chevrolet.
Salão de Detroit
A visitante Mercedes-Benz também fez barulho com a renovada família Classe E. Outra alemã, a BMW, levou para feira o Série 4 Coupé, enquanto a Jeep lança o novo Grand Cherokee e a Infiniti, o Q50, sedã esportivo que será vendido no Brasil. O público poderá conferir as novidades do dia 19 a 24. Confira abaixo um pouco mais sobre as estrelas desta edição.
Corvette StingrayO carro vem equipado com o motor 6.2 V8, de 450 cv e torque de 62,2 mkgf. É 57% mais leve que a geração anterior, graças à adição de alumínio e fibra de carbono à carroceria. O câmbio apresenta sete marchas.
Segundo a GM, o esportivo consegue arrancar de 0 a 100 Km/h em menos de 4 segundos. Guardada a sete chaves pela fabricante, a novidade foge às linhas comportadas das gerações anteriores. Ele mais parece um esportivo italiano. A frente tem faróis com LEDs e uma vistosa tomada de ar central no para-choque.
Mercedes Classe EA principal mudança está na frente: o sedã médio-grande abandona os faróis ovalados duplos e adota um visual mais esportivo com LEDs, reforçado pela grade frontal hexagonal mais destacada. A traseira tem as mesmas lanternas, mas com nova disposição de luzes. A gama da Classe E é vasta. A versão de entrada é a E200, equipada com um motor 2.0 de 181 cv, sendo que na E250 a potência sobe para 208 cv. A configuração E350 usa um motor 3.5 V6 com 302 cv, ao passo que o E400 Hybrid aproveita o mesmo motor, mas com um propulsor elétrico feito para entregar mais 27 cv.
BMW Serie 4 Coupé
Por enquanto é um carro-conceito, mas em breve substituirá o atual Série 3 de três portas. A versão definitiva do cupê só deve chegar às lojas da Europa no ano que vem. A parte frontal traz faróis com contornos hexagonais, iluminação por LEDs e o tradicional "duplo rim" mais estreito, seguindo a atual identidade visual da BMW. As rodas são de liga leve, de 20 polegadas, e exibem desenho tridimensional. Os protótipos da marca alemã costumam ter linhas muito próximas das finais. Ou seja, quando começar a ser produzido será muito parecido com o apresentado em Detroit.
Jeep Grand CherokeeO jipão sofreu uma reestilização visual e ganhou novo conjunto mecânico. O utilitário estreia um motor a diesel V6 3.0, com 240 cv e torque máximo de 58 kgfm. Acompanha uma nova caixa automática de oito velocidades - os motores a gasolina V6 3.6 e V8 5.7 continuam na linha, assim como o V8 6.4 de 470 cv que equipa a versão esportiva SRT.
A frente mudou por completo, com muito cromado e LEDs no conjunto ótico, em filetes sob a forma de farois de neblina e nas lanternas traseiras. O novo Grand Cherokee chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre.
Infiniti Q50
Equipado com motor 3.7 V6, de 332 cv, o modelo começa a ser vendido nos EUA no meio deste ano. O modelo também virá para o Brasil, uma vez que a marca de luxo da japonesa Nissan anunciou que irá vender seus modelos em solo brasileiro a partir do próximo ano. A novidade inaugura a nova nomenclatura de modelos da Infiniti, que passa a adotar "Q" em todos os carros. O Q50 se destaca pelo belo conjunto óptico com um duplo arco interno de LEDs. A linha de cintura marcada por friso cromado.Traz motor 3.7 V6 de 328 cv e 37 kgfm de torque. O câmbio é automático de sete marchas.
Audi RS7
A versão mais agressiva da gama 7 terá como missão disputar clientes com o M6 GranCoupé, da BMW. Para isso, uma das armas é o mesmo motor da RS6 Avant, de 560 cv. O motor é um V8 biturbo 4.0 a gasolina gera torque de 71,38 kgfm. Aliado a transmissão automática de oito velocidades e com tração integral quattro, o carro vai de 0 a 100 km/k em apenas 3,9 segundos, com velocidade limitada eletronicamente em 250 km/h. O visual segue a proposta agressiva do carro, com entradas de ar maiores, inscrição quattro no para-choques, faróis de LED, saídas de escape maiores e rodas 20''.
* O jornalista viajou a convite da Anfavea
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast