Embora tenha sido lançado pela Volkswagen em dezembro do ano passado, o novo CrossFox em sua linha 2010 só deve chegar às concessionárias no fim deste mês com preços a partir de R$ 45.550. Mas se o consumidor preferir todos os opcionais ar-condicionado, volante com comandos, câmbio automatizado I-Motion, teto solar, bancos de couro, air bag duplo, freios ABS e rodas de liga leve , não vai desembolsar menos de R$ 57 mil.
Em relação ao modelo anterior, não dá para negar que o novo CrossFox deu um passo em qualidade. O carro agora tem um design mais limpo, com frente agressiva e belo conjunto de grade e para-choque com farol de neblina embutido. O suporte do estepe também é novo e, além de ser destravado pela chave, não possui parafusos ou hastes aparentes. Como ocorreu no Fox, a versão aventureira também recebeu um painel totalmente redesenhado e voltado para o condutor. Um dos destaques é o novo quadro de instrumentos que deixou de ser acanhado, como na versão anterior, para se tornar de fácil leitura e, à noite, tem iluminação azul. As portas estão com novos painéis, assim como os bancos têm revestimento em tecido especial e os seus encostos dianteiros trazem bordada a imagem da raposa.
O novo CrossFox não sofreu alterações mecânicas. O seu motor 1.6 VHT Total Flex, gera até 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque (força) a 2.500 rpm quando abastecido 100% com álcool. Rodando com esta versão aventureira é possível sentir que o motor oferece um desempenho honesto, auxiliado ainda por um câmbio macio e bem escalonado. Não sofre nas arrancadas e mostra muito fôlego para ultrapassagens rápidas.
O banco alto, a regulagem de altura do volante e a boa visibilidade dianteira garantem o conforto do motorista. Ao sair da estrada, a suspensão absorve bem os trancos e, por ser elevada, evita que o carro raspe em obstáculos como pedregulhos, galhos de árvores, valetas e buracos. Mas, como o estepe permaneceu na mesma altura acaba atrapalhando um pouco em manobras por prejudicar a visibilidade traseira.
De série, o modelo sai da fábrica da Volks em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, com direção hidráulica, trio elétrico, repetidor de seta nos retrovisores externos e regulagem de altura e distância do volante e computador de bordo com sete funções.
Seus principais concorrentes são o Fiat Palio Adventure, Peugeot Escapade, Nissan Livina X-Gear e Citroën XTR.
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