![Novo Duster já roda em testes no Brasil e deve estrear motor turbo | Belyza Loureiro](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/05/50a711cd810f5a35a1a158f86b4d8e33-gpLarge.jpg)
A Renault prepara a estreia do novo Duster no Brasil. O SUV foi flagrado em testes na região de Curitiba (PR), com camuflagem escondendo a frente e a traseira. A atualização do modelo deve ser uma das atrações da marca francesa no Salão de São Paulo, em novembro. As vendas, porém, só começam no primeiro semestre de 2019.
A reestilização do Duster já foi revelada pela Dacia na Europa - a empresa romena é a subsidiária da Renault para carros populares. A fabricante do Leste Europeu optou por melhorar (e não trocar) a atual geração do carro, mantendo a mesma plataforma. A receita é semelhante à utilizada para Sandero e Logan.
>> HR-V perde fôlego e SUVs compactos têm novo líder de vendas; veja top 10
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/05/b841a65bdcc69c698695f13ca699a027-gpMedium.jpg)
Belyza Loureiro
O pacote de mudança deverá incluir uma novidade sob o capô: um motor turbo. Na Europa, ele já usa o propulsor 1.2 turbo, de 125 cv. Porém, cogita-se que a montadora francesa desenvolve um 1.3 turbo de três cilindros com diferentes faixas de potências. A mais forte chegaria à casa dos 170 cv com o turbo, bem na medida para substituir o veterano 2.0, de 143 cv.
O motor sobrealimentado faria dobradinha com o de entrada 1.6, de 120 cv, que equipe as versões mais em conta do Captur e as topo de linha de Sandero e Logan.
>> Cegonheira ‘cria’ o primeiro Velar conversível, antes mesmo da Land Rover
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/05/26b3d87b3409bb7487599031d6cbf75a-gpMedium.jpg)
O novo Duster ganhará uma adaptação visual para o nosso mercado, como a Renault nacional costuma fazer com os produtos 'importados’ da Dacia. Ele exibe evoluções no design comparado ao atual, mas mantém a mesma plataforma. A ideia foi preservar o ‘estilo off road’ do carro.
A grade frontal deve adotar uma grade semelhante a do Koleos, mantendo a identidade visual da empresa - na versão Dacia, a grade é em ‘gomos’.
>> Motociclista tenta despistar polícia com placa escrita à mão
O conjunto óptico também é similar ao atual, com a diferença de incluir a luz diurna em led e faróis maiores para dar uma sensação de mais largura ao carro.
Já a traseira exibe lanternas em formato quadrado, que invade o porta-malas, e lentes com recorte em ‘X’ que lembram as do Jeep Renegade.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/05/7ec871fe06ca2477305721b83016a8a2-gpMedium.jpg)
Por dentro, o painel de instrumentos foi renovado, o ar-condicionado virou digital, a central multimídia agora está posicionada mais acima e o porta-malas tem um novo sistema de cargas. O acabamento contém ainda bastante plástico rígido, porém com uma evolução na aparência.
![](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/05/0b0da5c236b8c27e11e4dab2ee9ad5be-gpMedium.jpg)
-
Sanções de Trump contra Moraes seriam possíveis, mas pouco prováveis
-
Pressão popular faz esquerda recuar nos EUA e no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
-
Em 2022, Kamala questionou se os EUA têm eleições “livres e justas”
-
A onda "Taxad": quais impostos subiram desde o início do governo Lula e o que mais vem aí
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião