Lançado em 2010 no Brasil, o sedã médio da Renault chegou a ser o 4º mais vendido| Foto: Rodolfo Bührer / Renault

Linha 2015

Confira todas as versões e preços do Fluence:

Dynamique: R$ 66.890

Direção elétrica, volante revestido em couro, ar-condicionado de duas zonas, partida sem chave, quatro airbags, trio elétrico, sensores de chuva e crepuscular, luz diurna em led, faróis de neblina, alarme, rádio com com USB e entrada auxiliar, câmbio manual de 6 marchas, rodas de liga leve aro 16" e Isofix (fixação para cadeira infantil).

Dynamique CVT: R$ 71.890

Acrescenta câmbio automático CVT.

Dynamique CVT PluS: R$ 74.890

Agrega bancos em couro e sistema multimídia R-Lynk com tela de 7" multitoque e GPS integrado.

Privilège: R$ 82.990

Incorpora mais dois airbags (de cortina), acabamento cromado nos faróis de neblina, interior em couro cinza claro, retrovisores com rebatimento automático e com luz em led na seta integrada, sensor e câmera de estacionamento traseiro, teto solar, faróis de xenônio, rodas de 17", assistência de frenagem de urgência (AFU), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR) e sistema Walk away closing (trava as portas automaticamente quando o motorista se afasta acima de 5 metros do veículo com a chave no bolso).

CARREGANDO :)
Painel de instrumentos troca o analógico pelo digital e incorpora tela sensível ao toque no sistema multimídia
Linha anterior abandona a 'cara de peixe' e adota a identidade global da marca
Mudança atrás é quase imperceptível. As lanternas ganham novo desenho interno
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Após ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo há duas semanas, o Renault Fluence chega às lojas em sua versão reestilizada. O sedã ganhou uma aparência frontal mais atraente, seguindo a nova identidade da marca, além de um incremento tecnológico. Os preços de tabela variam de R$ 68.990 a R$ 82.990.

O desejo da montadora é de que a atualização do Fluence traga uma resposta de vendas parecida com a do sedã compacto Logan, que dobrou o volume de emplacamentos após a chegada da segunda geração. Boa parte desse sucesso, é claro, está na enorme diferença visual entre o antigo e o novo Logan. O sedã maior não convivia com a mesma síndrome de 'patinho feio', mas é nítido que a plástica na frente deixou o carro com mais possibilidades de ser notado nas ruas e, consequentemente, nas lojas.

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A tarefa para aparecer em meio a um segmento quase tão concorrido quanto o de hatch compactos não será fácil. Nono mais vendido atualmente, o francês feito na Argentina sonha em medir forças com Chevrolet Cruze e Nissan Sentra pelo terceiro lugar – Toyota Corolla e Honda Civic lideram com folga a categoria e estão longe de serem incomodados.

Mas, para chegar lá, ainda tem pela frente Citroën C4 Lounge, Volkswagen Jetta (que será nacionalizado), Ford Fusion e Focus Sedan. No entanto, a meta para 2015 é bater a casa de 1 mil unidades/mês, o que faria ele subir de três a quatro posições, bem próximo do 'top 5'.

Para dar este salto, o Fluence tem como atributos, além do facelift, um bom nível de equipamentos desde a versão mais básica e conforto acima de média para os passageiros. O carro também ganhou um reforço neste briga: a versão intermediária Dynamique Plus (R$ 74.890), que deve ser a mais vendida.

A grade dianteira agora adota a identidade global da Renault, com o logotipo em destaque ao centro, 'sustentado' por um filete cromado. O resultado casou bem no corpo mais robusto do sedã, que também passou a contar com luzes diurnas em led, algo já recorrente nos rivais. Na traseira, as lanternas, assim como os faróis, mantiveram o mesmo desenho, porém foram escurecidas.

Por dentro, o Fluence pouco mudou, com exceção do painel de instrumentos digital no lugar do analógico e da nova central multimídia R-Link com tela de 7 polegadas sensível ao toque (de série apenas na duas versões mais caras, Dynamique Plus e Privilège). Agora ela sensível ao toque, o que não ocorria antes. A chave-cartão foi aperfeiçoada e na versão Privilège ela conta com sistema que trava o veículo e recolhe os retrovisores quando o dono se afasta do carro. Um atributo mantido no sedã é a amplitude interna. Mesmo com os bancos da frente totalmente recuados, ainda sobra espaço para três pessoas viajarem confortavelmente no assento traseiro. O porta-malas comporta 530 litros, o de maior capacidade entre os concorrentes.

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Mesmo motor

A linha 2015 manteve o mesmo motor 2.0, com 143 cv de potência e 20,3 kgfm de torque, e câmbio manual de 6 marchas, apenas na versão de entrada, ou CVT (com 7 velocidades virtuais) nas demais.

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