A poucos meses da estreia oficial no Salão de Buenos Aires, em junho, a Ford apresentou o novo Focus, que chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre. O hatch médio adota o mesmo design do modelo europeu e virá equipado com a tecnologia de frenagem autônoma, uma exclusividade para o segmento e que está presente apenas em carros mais caros.
Por meio deste recurso, o veículo é capaz de frear automaticamente ao identificar situações de risco em velocidades de até 50 km/h. Além desta tecnologia, o Focus trará assistente de estacionamento, que indicará as vagas ao motorista e o ‘passo a passo’ para estacionar o carro.
Já o sistema de conectividade Sync ganhará a função de ligação para o Samu em caso de acidentes graves com o veículo, o qual já é encontrado no Novo Ka. Por meio do AppLink, o modelo também permitirá aos usuários controlarem aplicativos do celular pela tela da central multimídia. A marca, porém, não informou a partir de quais versões as opções estarão disponíveis. Os preços e possíveis novidades nas motorizações também não foram revelados.
Identidade global
Por fora, o Ford Focus terá o mesmo desenho do hatch lançado na Europa no Salão de Genebra, em 2014. A grade no estilo ‘bocão’ é a maior mudança. Os faróis ficaram mais alongados, o capô recebeu vincos acentuados e os faróis de neblina foram redesenhados. Atrás, as alterações foram tímidas e se concentraram no conjunto óptico, enquanto que o interior adotará um volante multifuncional renovado.
A atual linha do veículo é vendida no Brasil em três versões e seis configurações, que vão dos R$ 69.900 aos R$ 95.900. Há duas opções de motor: o 1.6 Sigma, de 135 cv e 16,72 kgfm, e o 2.0 Duratec, com 178 cv e 22,54 kgfm, ambos flexíveis. As transmissões disponíveis são a manual de cinco velocidades e a automatizada de dupla embreagem com seis marchas.
O Focus que virá ao país continuará sendo produzido na Argentina e competirá com o Chevrolet Cruze Sport 6, que passou por uma reestilização no ano passado; o Volkswagen Golf, que passará a ter cidadania brasileira a partir do próximo semestre; e o Fiat Bravo, que ganhou um ‘tapa’ no visual em março.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião