Protótipo
Smart mostra "picape" do ForTwo
No espaço da Mercedes-Benz, quem chama a atenção é o conceito Smart For-Us (foto), que busca inspiração nas linhas do ForTwo para criar uma picape subcompacta. O compartimento de carga é suficiente apenas para transportar duas bicicletas elétricas da marca, veículo apresentado no último Salão de Frankfurt, em setembro de 2011. A mini-caçamba de 90 cm de comprimento é equipada com tomadas para carregar as baterias dos velocípedes. Equipado apenas com motor elétrico de 13,3 kgfm de torque e 75 cv, o modelo conceitual é capaz de levar dois ocupantes atingir 120 km/h, conforme a fabricante. O novo protótipo tem 3,55 metros de comprimento por 1,50 de largura e 1,70 de altura. Nada foi divulgado sobre uma possível fabricação do modelo.
Confirmada pela Ford para desembarcar no Brasil no segundo semestre, a nova geração do Ford Fusion abriu as apresentações dos 32 lançamentos mundiais expostos no Salão de Detroit 2012, que começa sábado e vai até o dia 22 de janeiro. O sedã foi totalmente redesenhado, com nova grade frontal (saem as lâminas cromadas), novos faróis e lanternas, mais afinados e modernos, e com propulsores da linha EcoBoost, que associa turbo e injeção direta.
A previsão para o mercado brasileiro é importar do México a configuração 2.0 de 237 cv bem mais potente que a atual 2.5 de 173 cv, que será mantida (no Brasil com motorização flex) , além da versão Hybrid 2.0 de 185 cv, com bloco Duratec, que agora pode rodar 100 quilômetros com baixa demanda de potência usando apenas o motor elétrico. A linha EcoBoost possibilita ainda que o Fusion tenha uma opção 1.6 de 179 cv. Esta, porém, ficará restrita aos clientes norte-americanos. Já o motor V6 foi aposentado.
Outro destaque da feira é exibido pela Chevrolet. O Sonic RS com motor 1.4 turboalimentado de 138 cv é a novidade da família que deverá aparecer no Brasil no segundo semestre, nas configurações hatch e sedã 1.8. O carro agrega adereços estéticos e kit aerodiâmico à versão convencional.
A sensação do evento norte-americano é o Dodge Dart. O carro, que não é uma releitura do clássico norte-americano apenas herdou o nome , é o primeiro produzido nos EUA após a Fiat assumir o controle da marca. O sedã compacto (para os padrões locais) oferece uma gama de motores de quatro cilindros, incluindo a atualização das versões 2.0 e 2.4, de 160 cv e 184 cv, respectivamente, e o 1.4 Multiair turbo de 160 cv. A alta do IPI para modelos produzidos fora do Mercosul e México deixará o Dart longe do mercado brasileiro.
A Mercedes-Benz exibe com pompa a nova SL, um dos mais belos esportivos da marca alemã. O conversível foi renovado em sua sexta geração e lembra o seu irmão mais veloz, o SLS. O modelo irá aparecer no Brasil no segundo semestre. O SL 500 é impulsionado por um motor 4.7 V8 de 435 cv, enquanto o SL 350 leva um bloco 3.5 V6 com 306 cv. A Mercedes mostra ainda dois novos integrantes do Classe E, com motorização híbrida: o E300 Blue Tec e o E400 Hybrid.
A também alemã BMW lança oficialmente nos EUA o ActiveHybrid 3, a versão híbrida do seu sedã de entrada. Os executivos da marca sinalizaram para uma possível venda do modelo no Brasil num futuro próximo atualmente o mercado nacional comercializa o ActiveHybrid7.
A Volkswagen aposta no Jetta híbrido, que traz diferenciais, além do motor elétrico de 27 cv, acoplado ao de combustão 1.4 turbo, de 150 cv. Os pneus possuem baixa resistência à rodagem, há uma nova grade dianteira e outros elementos da carroceria que reduziram o arrasto aerodinâmico em 10% comparado ao restante da família. O sedã pode consumir apenas um litro de gasolina a cada 19,2 km/l.
O Veloster volta a ser a atração da sul-coreana Hyundai, repetindo 2011. Se no ano passado, ele era o conceito que ganharia às ruas, este ano o carro se destaca pela nova versão turbo, que traz algumas modificações visuais. A novidade se diferencia pelo para-choque dianteiro, dotado de tomadas de ar e faróis de neblina redesenhados, nova grade e um spoiler inferior integrado, além de saias laterais. O motor escolhido é o 1.6 GDI a gasolina, que, com o turbocompressor, alcança 201 cv, bem acima dos 128 cv da versão 1.6 vendida no Brasil.
O jornalista viajou a convite da Anfavea
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião