Ao volante
EcoBoost entrega torque de V6
O teste drive no Fusion 2013 ocorreu pelas ruas de Los Angeles. Por isso, ficou comprometido avaliar todo o potencial do motor EcoBoost, de 240 cv. Mesmo assim, em alguns trechos onde foi possível pisar mais fundo foi nítido perceber a força do propulsor. Os 34,7 kgfm de torque já são entregues a 3.000 giros, o que torna a condução bastante divertida. A reação imediata ao comando do pé direito não deixa nada a desejar a um propulsor V6, como o do Fusion 3.0 atual, que desenvolve 243 cv.
Segundo a fabricante, o quatro cilindros turbinado consegue ser 20% mais econômico, atingir índice de emissões 15% menor e ter desempenho 15% melhor que a versão seis cilindros. Dados da Ford apontam que o carro percorre 8,1 km por litro de gasolina em ciclo urbano e 10,9 km/l na estrada. A média é de 9,1 km/l.
Saiba mais
Inicialmente apenas 400 clientes terão o novo Fusion na garagem este ano. Essa quantidade é o volume do lote especial que virá em 2012.
O novo Fusion tem 4,87 m de comprimento,1,91 m de largura, 1,48 m de altura e 2,85 de distância entre-eixos.
A capacidade do porta-malas reduziu de 530 litros para 453 litros na segunda geração.
Assim que o tanque de combustível entra na reserva, o GPS informa quais são os postos de combustíveis mais próximos.
A chave My Key pode ser programada para limitar a velocidade do carro em 130 km/h. É ideal para o pai que empresta o carro ao filho.
Esqueça tudo que você conhece do Fusion atualmente vendido no Brasil. A partir de novembro ele será apenas uma lembrança de que um dia o modelo da Ford foi um típico sedã de linhas clássicas ao melhor estilo norte-americano. A segunda geração do carro, apresentada à imprensa brasileira em Los Angeles (EUA), agora lembra os modernos e esportivos representantes europeus. Dê uma olhada na dianteira do sedã e veja se ela não remete a um Aston Martin, marca inglesa que um dia foi controlada pela Ford e cujos carros são reconhecidos à distância pela imensa grade frontal. Já o acabamento interior e o conteúdo tecnológico empregado poderiam ser muito bem de um alemão, como Audi, Mercedes ou BMW.
É com essa nova personalidade que o Fusion promete incomodar rivais do segmento de sedã médio-grande, principalmente Jetta e Passat, da Volkswagen, e Azera e Sonata, da Hyundai. A Ford vai mais longe e diz acreditar que a novidade atrairá consumidores de sedãs menores e até de utilitários esportivos. "Ele vai disputar uma vaga na garagem de quem tem mais de R$ 100 mil, não importa o segmento", arrisca Antônio Baltar, gerente de Marketing da Ford.
Para causar o impacto desejado, a marca decidiu estrear o novo Fusion no mercado nacional oferecendo de cara a configuração top de linha Titanium. A versão vinda do México (portanto, isento do IPI para importados) inicialmente será a 2.0 16V AWD (tração integral) a gasolina, de 240 cavalos, que marcará a introdução da linha de motores turbo EcoBoost em solo brasileiro. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por meio de borboletas (paddle shift).
O preço tabelado é de R$ 112.900. Bem acima dos US$ 36 mil (cerca de 75 mil) que será praticado nos Estados Unidos, mas bem competitivo dentro da realidade brasileira, considerando o que o carro tem a oferecer. A lista de itens de série inclui tecnologia só vista em modelos de segmentos superiores. Destaque para o alerta sobre pontos cegos da carroceria (Blis); o piloto automático adaptativo (sistema ACC), que freia o carro automaticamente ao se aproximar de um veículo à frente; o Active Park, que estaciona o veículo "sozinho"; e o Lane Keeping Aid, responsável por auxiliar o motorista a manter o carro na faixa em rodovias, monitorando uma possível fadiga ou sonolência ao volante. A versão conta ainda com teto solar; sensor de estacionamento; sistema de entretenimento Sync 2 com GPS em português e câmera de ré; entre outros itens comuns a modelos desse patamar de preço.
Ao todo serão quatro versões disponíveis no país, o mesmo catálogo oferecido nos Estados Unidos, onde o carro também foi pré-lançado recentemente. Além da Titanium 2.0 AWD, virá a SE 2.5 Flex (de entrada) e a Titanium 2.0 EcoBoost FWD (tração dianteira), ambas em fevereiro de 2013, além da Hybrid 2.0, com motor elétrico auxiliar, que desembarca em março. Os preços das demais versões não foram divugados.
O jornalista viajou a convite da Ford do Brasil
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