Preços
Pacote de equipamentos e valores sugeridos de fábrica:
Versão Highline 1.4
Standard R$ 67.990
- De série: ar-condicionado digital de duas zonas e saída traseira, direção elétrica, sete airbags, ESP, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, volante multifuncional, controlador de velocidade de cruzeiro, rodas de liga aro 16″, som com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas e sistema start-stop (que desliga o carro automaticamente em paradas de semáfaro e cruzamento, por exemplo.)
Elegance R$ 72.990
- De série: adiciona GPS, rodas de liga aro 17″, sistema de modos de condução, abertura sem chave e partida por botão.
Exclusive R$ 82.990
- De série: acrescenta bancos de couro com aquecimento, faróis de xenônio e luz diurna de LEDs.
Premium R$ 92.990
- De série: adiciona banco com ajustes elétricos, detector de fadiga e sistema Pro-Active, que prepara o carro para um impacto iminente.
- Opcionais: Câmbio DSG (R$ 7.000), sistema Park Assist 2.0 (R$ 3.730), teto solar e a central multimídia com tela de 8" (R$ 6.730).
Versão GTI 2.0Standard: R$ 94.990Exclusive: R$ 110.990Premium: R$ 125.990
* Os opcionais acima também estão disponíveis no GTI, com exceção do câmbio DSG, que já é de série nesta versão.
A Volkswagen do Brasil finalmente anunciou o preço da nova geração do Golf. Os valores vão de R$ 67.990, no pacote mais básico da versão 1.4 Turbo Highline, de 140 cv (25,5 kgfm de torque), a R$ 125.990 na configuração mais completa do GTI 2.0 Turbo, de 220 cv (35,7 kgfm). A motorização menos potente, compartilhada também pelo Audi A1, já começa a ser vendida a partir do próximo dia 27, enquanto a mais forte, a mesma do Jetta TSI, recalibrado para obter ganho de potência (9 cv extras), estará nas concessionárias em dezembro. Terá duas opções de câmbio: a manual, de seis velocidades, e a automatizada DSG, de dupla embreagem, com sete marchas na 1.4 e seis na GTI (que não oferece a transmissão mecânica), com função Tiptronic.
Por enquanto, a novidade será importada da Alemanha, apenas com o bloco a gasolina, e numa segunda fase terá o México como fornecedor, possivelmente já oferecendo pelo menos uma opção de motor bicombustível como acabamento de entrada. Em 2015 deve virar produto nacional, com a fabricação em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, provavelmente junto com o Audi A3 (ambos utilizam a plataforma modular MQB).
Atraso
A sétima geração do Golf estreia no mercado brasileiro com dez meses de atraso em relação à Europa. Mas promete fazer barulho entre os hatches médios, principalmente por oferecer tecnologia e equipamentos pouco comuns no Brasil. No quesito segurança, de série o modelo traz sete airbags (frontais, laterais, de cabeça e de joelho para o motorista), freio de estacionamento eletrônico com assitência a saídas, ESC (controle de estabilidade), EDS (bloqueio eletrônico de diferencial) e ASR (antiderrapagem). No início do próximo ano, estarão disponíveis como opcionais os sistemas DLA (asssitente dinâmico de iluminção), que aciona o farol alto automaticamente e mascara o facho dos faróis bixenônio com a aproximação de outro veículo na via, e o ACC (piloto automático adaptativo), que tem entre várias funções a de frear e acelarar automaticamente, mantendo uma distância segura do carro à frente. Também pode parar o veículo em situação de congestionamento e arrancar automaticamente se o tempo de parada foi inferior a três segundos.
Equipamentos
Entre os itens de conforto, destaque para o ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura, volante multifuncional revestido de couro, assistência elétrica à direção e tela multimídia sensível ao toque (5,8 polegadas no Highline, 8 polegadas no GTI). As rodas são de aro 16 na Highline (17 é opcional) e 17 na GTI. O carro vem ainda com o sistema start-stop, que desliga e liga o carro automaticamente durante as paradas de semáforo e cruzamentos, por exemplo.
Entre os opcionais oferecidos nas duas versões estão teto solar panorâmico (o item avulso, custa R$ 4.500), assistente de estacionamento (R$ 3.730) e bancos em couro. O câmbio DSG na versão Highline sai por R$ 7 mil e a central multimídia com tela de 8", R$ 6.730.
Rivais
O novo Golf, no acabamento Highline, chega para duelar com a terceira geração do Ford Focus, a ser lançado no país no fim deste mês, o Hyundai i30 e o Chevrolet Cruze. Já a GTI está encara Audi A3, BMW Série 1, Mercedes-Benz Classe A e o Volvo V40.
O caderno Automóveis, Motos & Cia teve a oportunidade de dirigir o hatch durante evento de lançamento do carro para a imprensa brasileira, que aconteceu neste fim de semana (dias 7 e 8), em Berlim, na Alemanha, e trará na edição do próximo domingo todos os detalhes da sétima geração do modelo.
* O jornalista viajou a convite da VW do Brasil
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