O novo Hyundai HB20 será lançado no Brasil no último trimestre deste ano com uma reformulação completa. Será a primeira mais profunda desde que o hatch estreou no mercado há 7 anos.
Tanto que a marca sul-coreana trata a novidade como a segunda geração do modelo, apesar de ser feita sobre a mesma plataforma da linha atual.
O hatch passa a ser oferecido apenas com o propulsor 1.0, de três cilindros. Destaque para o novo motor turboflex, com injeção direta, que rende até 120 cv e 17,0 kgfm de torque, disponíveis a partir dos 1.500 rpm.
Da família TGDI, a novidade é mais moderna que o 1.0 turbo Kappa, também de três cilindros, presente hoje no HB20 e que entrega 105 cv e 15,0 kgfm.
Além de ser mais potente, traz injeção direta de combustível, ausente no atual, que melhora o consumo e o desempenho.
O 1.0 turbo equipará as versões topo de linha, provavelmente substituindo o 1.6, de até 128 cv e 16,5 kgfm. Virá associado ao câmbio automático de seis velocidades.
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Há a possibilidade da opção manual, também de seis velocidades, oferecido no 1.0 Turbo da linha atual, mas ainda não confirmada pela marca.
Já o 1.0 Kappa aspirado, que empurra o HB20 e é gerenciado pela transmissão manual de cinco marchas, continua nas configurações de entrada. Só recebeu uma evolução para entregar números melhores que os atuais 80 cv e 10,2 kgfm.
O novo HB20 também cresceu de tamanho. São 2 cm a mais no comprimento do hatch e 3 cm no sedã, além de esticar em 3 cm a distância entre os eixos no sedã e no HB20X.
Apesar do ligeiro aumento, o volume de porta-malas do hatch mantém os 300 litros, enquanto no três volumes ganha 25 litros, passando para 475 l.
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A Hyundai não divulgou imagens oficiais do novo HB20. Apenas com o carro camuflado, como mostram as imagens fornecidas pelo site Mecânica Online.
Mas é possível identificar que os traços seguem outros modelos atuais da Hyundai e o conceito Saga, apresentado no Salão de São Paulo 2018, que emprestou elementos à novidade.
Sabe-se, porém, que a atualização do Hyundai traz uma nova grade com desenho em barras verticais - preta no hatch e cromada no sedã. No HB20X, também em preta, o formato é em colmeia.
Os faróis ainda remetem ao recorte da atual linha, acompanhados do filete da luz diurna e das lentes mais finas.
O visual está mais impactante com o novo desenho dos para-choques e a profusão de vincos por quase toda a carroceria.
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Na traseira, as lanternas estão mais alongadas, invadindo as laterais. Elas exibem um desenho muito próximo ao do BMW X1.
No sedã, as lanternas também parecem inspiradas nas de um BMW, só que do sedã Série 5. A Hyundai procurou valorizar mais a esportividade que no hatch ao adotar uma saliência na parte superior do tampa do porta-malas que imita um spoiler.
A renovação dentro da cabine foi mais acentuada que por fora. Tudo é novo: quadro de instrumentos, desenho do volante e botões de comando do ar-condicionado.
A central multimídia agora apresenta o estilo chamado tela flutuante, na qual apenas a base fica fixada sobre o painel. O monitor é de 8 polegadas, com o dispositivo oferecendo conexões Android Auto e Apple CarPlay.
As versões mais caras do carro trarão quadro de instrumentos mesclando elementos analógicos, como o conta-giros, e digitais.
Recheio nos itens de série
O novo HB20 estreará no fim do ano bem mais equipado que o atual, porém a montadora sul-coreana não antecipou todos os pacotes.
Confirmados em todas as versões estão os quatro airbags (dois laterais), sistema de frenagem de emergência em caso de colisão frontal iminente e a tecnologia start/stop, que desliga e religa o motor nas paradas rápidas em semáforo e congestionamentos.
Dependendo da versão, o recheio conta ainda com chave presencial (que permite abrir e fechar a porta com ela no bolso), partida do motor por botão, hastes atrás do volante para trocas manuais de marcha, alerta de mudança involuntária de faixa e piloto automático.
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O novo HB20 incorpora os controles de tração e estabilidade e cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça para o ocupante do meio no banco traseiro.
A lista contempla também monitoramento de pressão dos pneus, USB no console central para recarregamento rápido de celulares e câmera de ré.
A segurança da carroceria foi reforçada com a utilização maior de aço de alta resistência, subindo de 19% para 30%. Assim, a resistência à torção foi ampliada em 19%, segundo a marca.
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Os preços só serão conhecidos com a aproximação do lançamento no fim do ano, mas são estimados valores acima do modelo atual, que custa entre R$ 44,5 mil e R$ 65 mil. A projeção é de que variem de R$ 48 mil a R$ 70 mil.
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