![Novo Honda Civic é eleito o ‘Carro do Ano’ no Brasil; veja quem ele desbancou | /](https://media.gazetadopovo.com.br/2016/11/d3082ed15198559eda7e4ba0f4a0936b-gpLarge.jpg)
Honda Civic foi o vencedor da eleição ‘Carro do Ano 2017’, promovida pela publicação Auto Esporte. A 10.ª geração do sedã, recém-lançada no Brasil, desbancou na final os novos Chevrolet Cruze, Nissan Kicks, Jeep Compass e Fiat Mobi.
O modelo repete o título conquistado este ano também nos Estados Unidos. O carro abocanhou ainda o prêmio de ‘Motor do Ano Abaixo de 2.0’, com o inédito 1.5 turbo, de 173 cv, que equipa a versão Touring.
“Esse prêmio é mais do que especial. É o primeiro motor turbo que comercializamos no mercado brasileiro”, afirmou Roberto Akiyama, vice-presidente da Honda da América do Sul. Já o presidente, Issao Mizoguchi, foi condecorado com o título de ‘Executivo do Ano’.
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Na categoria ‘Carro Premium do Ano’, a conquista foi da nova geração do Audi A4, que superou Toyota Prius, Jaguar XF, BMW Série 7 e Volkswagen Passat. De quebra, o sedã alemão faturou a categoria ‘Motor Acima de 2.0’, com o 2.0 TFSI, de 190 cv.
No segmento de picapes, a Fiat Toro levou a melhor sobre Toyota Hilux e Mitsubishi L200. As novas Chevrolet S10 e Ford Ranger não entraram na votação, por não apresentar um pacote significativo de mudanças.
A premiação anual, a mais antiga e prestigiada da indústria automotiva, considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses.
Fizeram parte da lista de qualificados os modelos que mudaram de geração ou que apresentaram projeto inédito (nova plataforma, por exemplo), o que excluía reestilizações ou alterações mecânicas.
Critérios
Os critérios avaliados foram dez: motor e câmbio; desempenho e consumo; comportamento dinâmico (direção, freios, estabilidade...); inovação tecnológica; segurança; estilo; acabamento (padrão dos materiais e cuidados na montagem final); conforto e conveniência; adequação ao mercado (lançamento oportuno e inovação no segmento); e custo/benefício.
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A votação é feita por um juri composto por 29 profissionais de comunicação especializados no setor automotivo de todo o país - a Gazeta do Povo participou da escolha. Na eleição dos carros, a pontuação máxima possível era de 1.800, a da picapes, 1.900 e a dos motores, 600.
CARRO DO ANO
Total de 1.800 pontos
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CARRO PREMIUM DO ANO
Total de 1.800 pontos
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PICAPE DO ANO
Total de 1.900 pontos
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