Honda Civic foi o vencedor da eleição ‘Carro do Ano 2017’, promovida pela publicação Auto Esporte. A 10.ª geração do sedã, recém-lançada no Brasil, desbancou na final os novos Chevrolet Cruze, Nissan Kicks, Jeep Compass e Fiat Mobi.
O modelo repete o título conquistado este ano também nos Estados Unidos. O carro abocanhou ainda o prêmio de ‘Motor do Ano Abaixo de 2.0’, com o inédito 1.5 turbo, de 173 cv, que equipa a versão Touring.
“Esse prêmio é mais do que especial. É o primeiro motor turbo que comercializamos no mercado brasileiro”, afirmou Roberto Akiyama, vice-presidente da Honda da América do Sul. Já o presidente, Issao Mizoguchi, foi condecorado com o título de ‘Executivo do Ano’.
LEIA TAMBÉM: Curitiba é palco de encontro nacional de V-Rod, a versão rebelde da Harley-Davidson
Na categoria ‘Carro Premium do Ano’, a conquista foi da nova geração do Audi A4, que superou Toyota Prius, Jaguar XF, BMW Série 7 e Volkswagen Passat. De quebra, o sedã alemão faturou a categoria ‘Motor Acima de 2.0’, com o 2.0 TFSI, de 190 cv.
No segmento de picapes, a Fiat Toro levou a melhor sobre Toyota Hilux e Mitsubishi L200. As novas Chevrolet S10 e Ford Ranger não entraram na votação, por não apresentar um pacote significativo de mudanças.
A premiação anual, a mais antiga e prestigiada da indústria automotiva, considera somente lançamentos e novidades que chegaram ao mercado nos últimos 12 meses.
Fizeram parte da lista de qualificados os modelos que mudaram de geração ou que apresentaram projeto inédito (nova plataforma, por exemplo), o que excluía reestilizações ou alterações mecânicas.
Critérios
Os critérios avaliados foram dez: motor e câmbio; desempenho e consumo; comportamento dinâmico (direção, freios, estabilidade...); inovação tecnológica; segurança; estilo; acabamento (padrão dos materiais e cuidados na montagem final); conforto e conveniência; adequação ao mercado (lançamento oportuno e inovação no segmento); e custo/benefício.
LEIA TAMBÉM: Honda aposta no Civic Sport para fisgar o motorista mais descolado
A votação é feita por um juri composto por 29 profissionais de comunicação especializados no setor automotivo de todo o país - a Gazeta do Povo participou da escolha. Na eleição dos carros, a pontuação máxima possível era de 1.800, a da picapes, 1.900 e a dos motores, 600.
CARRO DO ANO
Total de 1.800 pontos
CARRO PREMIUM DO ANO
Total de 1.800 pontos
PICAPE DO ANO
Total de 1.900 pontos
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião