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| Foto: Renyere Trovão/Gazeta do Povo

O HB20 passa pela primeira atualização após três anos de mercado. Produzido em Piracicaba (SP), o carro mais vendido da Hyundai no Brasil se alinhou ao padrão global da marca, incorporando a grade hexagonal já vista no i30 e ix35, além de ganhar novos itens de conforto e o ‘bem-vindo’ câmbio de seis marchas.

A novidade estará nas lojas a partir de 10 de outubro por R$ 38.995 na versão de entrada Comfort 1.0 e alcançando R$ 59.445 na topo de linha Premium. As mudanças, por enquanto, contemplam apenas a carroceria hatch, ficando o HB20 S (sedã) e o HB20 X (aventureira) para uma segunda fase – a fabricante não quis antecipar quando.

Renyere Trovão/Gazeta do Povo

Os para-choques, tanto dianteiro como traseiro, também foram redesenhados. Curiosamente a reformulação do conjunto óptico não atingiu toda a linha 2016. Os novos faróis com projetores e luz diurna em led só estão disponível no acabamento Premium. As mais básicas Comfort Plus e Comfort, por sua vez, continuam oferecendo faróis e lanternas antigos.

As lanternas, aliás, mantêm o mesmo desenho, porém exibem a partir da versão Comfort Style uma nova distribuição dos elementos internos e também iluminação estilo Clear Type, que lembra a de led.

O que ele traz?

Confira preços e itens de cada versão do HB20:

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A versão de entrada passa a contar com travas elétricas e vidros elétricos nas portas dianteiras com a função ‘um toque’ para o motorista. Já a mais cara vem de série com ar digital, retrovisores com rebatimento automático e airbags laterais. Ela é a única a trazer opcionais: bancos e acabamento de couro marrom e a inédita central multimídia blueMedia.

Transmissão

Hyundai/Divulgação

Uma das mudanças mais significativas no carro está no câmbio. Nas versões 1.6, o câmbio manual de cinco marchas foi substituído por um de seis velocidades, que entrega mais fôlego em velocidades altas, reduz o consumo e a sexta marcha funciona como overdrive (uma espécie de alongamento da quinta marcha).

No automático, a defasada caixa de quatro marchas dá lugar à de seis velocidades, com a possibilidade de trocas sequenciais. Isso permitirá regime de rotações mais baixo em uso geral (leia-se menor consumo) e deixará o motor mais elástico em velocidades maiores e menos barulhento. O propulsor 1.0 de três cilindros e 80 cv não teve alteração no câmbio.

FOTOS: Confira mais imagens do carro.
A linha 2016 adiciona ainda o sistema de partida a frio, que elimina o tanquinho auxiliar. A potência, de 128 cv com etanol, é a mesma do modelo anterior, bem como os números de desempenho para o bloco 1.6 manual: acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e chega aos 189 km/h de máxima.

Menor consumo

Outra melhoria importante está no consumo. O HB20 era tido como um dos mais beberrões do segmento. Por isso, a Hyundai tratou de reduzir o atrito nos componentes internos em ambos os blocos e trocar os pneus por modelos ‘verdes’. O resultado é a mudança da nota B para A na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro quando equipado com o propulsor 1.6 – o 1.0 já possuía a classificação ‘A’, mas também foi favorecido no consumo (veja o desempenho mais abaixo).

Conectividade

A linha 2016 privilegiou também a conectividade. A versão Premium traz como opcional a central multimídia blueMedia com tela sensível ao toque capacitiva (semelhante à de smartphones) de 7 polegadas. Ela é compatível com Car Link (Android) e Apple Car Play, que permitem o espelhamento de celulares.

Segundo Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai, o Car Link aceita os aparelhos da marca Samsung e LG (isso significa que outras marcas podem não funcionar). Com ele, é possível espelhar apps de mapas, como Waze e Google Maps, e streaming de aúdio, como Spotify, Deezer e Rdio.

Além destes, quando o veículo está parado, o usuário pode acessar as redes sociais, como o Facebook, e serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp

Já a função Apple Car Play funciona a partir do iPhone 5 e estará disponível só em 2016 – será necessária a atualização do sistema na concessionária.

Consumo

A linha 2016 está mais econômica que a antecessora. Confira o desempenho:

HB20 1.0 (80 cv)

Antigo

Novo

Cidade (etanol/gasolina) 8,3/11,8 km/l 8,5/12,5 km/l
Estrada (etanol/gasolina) 9,8/14,0 km/l 9,9/14,1 km/l

HB20 1.6 (128 cv)

Cidade (etanol/gasolina) 7,7/11,5 km/l 9,3/13,0 km/l
Estrada (etanol/gasolina) 8,1/11,6 km/l 9,9/13,8 km/l
Fonte: Inmetro
Divulgação/Hyundai

Vídeo interativo inovador revela mais do carro

A Hyundai revela o novo HB20 ao consumidor de maneira inovadora e inédita no segmento automotivo. Na página da montadora, o vídeo ‘HB20 Screen 2 Screen Experience’ mostra todas as novidades do veículo, proporcionando uma experiência imersiva por meio da sobreposição das telas do computador e do smartphone, uma complementando a outra.

Enquanto o monitor do computador aparece apenas o carro na penumbra, aos passar os smartphone sobre a imagem, são reveladas no visor do dispositivo móvel as mudanças no HB20. A experiência permite também simular o controle das funções do carro por meio do telefone, como ligar o motor, acender os faróis ou ajustar a temperatura do ar-condicionado.

  • Hyundai
  • À esquerda a frente do HB20 atual e à direita a linha 2016, com a nova identidade visual da marca. O modelo chega às lojas no dia 10 de outubro.
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