A Volkswagen apresentou nesta semana a linha 2015 do novo Jetta, que estará nas lojas a partir de abril. O modelo passou por uma reestilização com leves alterações exteriores e ganhou uma nova versão de entrada. Outra mudança está na tabela de preços, que foi reajustada. Agora, a configuração mais barata sairá por R$ 75 mil – cerca de R$ 5 mil a mais que o valor atual.
De série
Saiba quais são os itens de cada versão
Trendline
Quatro airbags, direção hidráulica, bancos traseiros bipartidos, ar-condicionado, computador de bordo, farol de neblina, sistema de som com conexões USB e para cartão SD, rodas de liga leve de 16” e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Comfortline
Acrescenta banco do motorista com ajuste lombar, ajuste para cadeira infantil Isofix, volante multifuncional em couro, piloto automático, sistema de som com entrada auxiliar, retrovisor com ajuste elétrico e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
Highline
Acrescenta seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, bloqueio eletrônico de diferencial (EDL), controles de tração (ASR) e de estabilidade (ESC), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de som com tela sensível ao toque, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17”, sistema de alarme keyless e travamento elétrico.
Sedã deve conquistar pelo topo da gama
Se nas versões com motor 2.0 flex o Jetta deixa a desejar em relação aos concorrentes, como Toyota Corolla e Honda Civic, é na Highline -- equipada com um bloco turbo de 2 litros -- que o sedã tem potencial para conquistar os clientes. A transmissão de dupla embreagem de seis velocidades proporciona uma direção macia e, por vezes, esportiva, como pudemos sentir em um breve test-drive na estrada. A cabine isola bem os ruídos externos e acomoda facilmente cinco pessoas. Os bancos também são confortáveis, mas para quem procura conectividade, a central multimídia não apresenta grandes atrativos.
A partir do segundo semestre, o Jetta passará a ser produzido nacionalmente, em São Bernardo do Campo (SP). Mas isso não significa que a Volks deixará de importar o veículo do México. Segundo a marca, a fabricação local virá para complementar o volume trazido de fora.
A montadora não revela a perspectiva de vendas do Novo Jetta – que resume a ‘bem mais’ que a atual, conforme o Diretor de Marketing, Axel Schroeder. No entanto, pelo número de emplacamentos, o sedã deverá rivalizar com Ford Fusion e Nissan Sentra, respectivamente quinto e quarto colocados na preferência dos consumidores. Já em comparação com Toyota Corolla e Honda Civc, os primeiros da lista, o carro alemão tem uma desvantagem superior a 40 unidades, segundo o levantamento do acumulado de 2014 feito pela Fenabrave (a federação das concessionárias).
Por ora, o Jetta terá apenas duas opções de motor: a já conhecida 2.0 flex, de 120 cv e 18,4 kgfm de torque máximos; e a 2.0 TSI a gasolina, que possui um turbocompressor que eleva estes números para 211 cv e 28,6 kgfm.
Ou seja: o esperado motor 1.4 TSI turbo que equipa o Golf ainda não está disponível para os brasileiros. Presente na linha 2014, a configuração Comfortline 2.0 com câmbio manual de cinco velocidades foi substituída pela Trendline com câmbio automático de seis marchas. Completam a gama a Comfortline 2.0 automática e a Highline 2.0 TSI, com câmbio de dupla embreagem.
Design
Na frente, a mudança mais perceptível no visual do carro está nas grades e entradas de ar inferiores, que ganharam as linhas que caracterizam a identidade visual renovada da Volkswagen. Já a traseira recebeu novos faróis. Além disso, as versões de entrada e intermediária saem de fábrica com rodas aro 16, enquanto a Highline sai com rodas de 17”. No interior, o volante multifuncional teve a base achatada e ganhou um novo mostrador de instrumentos multifuncional no topo da gama. Todas as configurações vêm de série com ar, sistema de som, distribuição de frenagem (EBD) e controle de tração (ASR) e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. Há ainda mais opções de cores para o interior do modelo.
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