
Popular
Nova geração manterá o apelo popular
A modernização do Ka global e a adição de itens de conectividade ao modelo deverá elevar a faixa de preço do modelo. No entanto, a Ford pretende manter o apelo popular do hatch. O Ka atualmente vendido no Brasil é o modelo de entrada da marca, oferecido a partir de R$ 24.200 (tabela de fábrica. O compacto é produzido em São Bernardo do Campo (SP), unidade que recentemente recebeu a linha do New Fiesta.
A Ford acabou com os mistérios envolvendo a nova geração do Ka. O modelo foi mostrado, como conceito, na fábrica onde será produzido a partir do primeiro semestre de 2014, em Camaçari (BA). O carro será um modelo global, isto é, vendido tanto Brasil quanto em outros países. Uma das novidades é a configuração com 4 portas, enquanto nas gerações anteriores havia apenas a opção única de 2 portas.
Segundo projeto global desenvolvido no Brasil (o primeiro foi o EcoSport), o novo Ka substituirá, de uma só vez, os atuais Ka e Fiesta Rocam. A carroceria sedã também está prevista para estrear em 2014, o que aposentará o Fiesta Rocam Sedan.
O design do Ka Concept está alinhado com as últimas tendências de estilo da Ford. A frente traz a nova grade trapezoidal e faróis afilados, lembrando bastante o New Fiesta. De lado, o carro tem um desenho mais comedido que o irmão maior, com uma linha de cintura ascendente parecida com a do Chevrolet Onix. Já a traseira traz lanternas que invadem as laterais e desenho mais limpo, especialmente na tampa do porta-malas.
Motores
O compacto deverá ter a opção de motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas. Haverá ainda a versão com o bloco Sigma 1.5, de 111 cv a 5.500 rpm e 15 kgfm com etanol e 107 cv a 6.500 rpm e 14,8 kgfm de torque a 4.250 rpm com gasolina o mesmo que equipa o New Fiesta.O modelo chegará revigorado para enfrentar o Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Fiat Palio, entre outros.
Durante a apresentação do novo projeto, o presidente da Ford América do Sul, Steven Armstrong, anunciou que a empresa vai aumentar a capacidade da planta de Camaçari e terá uma fábrica de motores no local, prevista para o próximo ano.
O minério brasileiro que atraiu investimentos dos chineses e de Elon Musk
Desmonte da Lava Jato no STF favorece anulação de denúncia contra Bolsonaro
Fugiu da aula? Ao contrário do que disse Moraes, Brasil não foi colônia até 1822
Sem tempo e sem popularidade, governo Lula foca em ações visando as eleições de 2026
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião