O Logan finalmente ganhará o atributo que faltava para colocá-lo na briga direta entre os sedãs pequenos: o visual moderno. Essa característica se junta ao amplo espaço interno e ao preço acessível, dois fatores que o tornava uma boa opção de custo-benefício, mas que não foram suficientes para virar um sucesso popular. Desde o seu lançamento no país em 2007, ele nunca fechou o ano além da quinta posição entre os mais vendidos.
A Renault fará a apresentação da nova geração no próximo dia 4 de novembro, mas antes disso criou um hotsite com fotos do carro (www.seunovograndecarro.com.br). A ideia da marca é começar a atrair clientes, principalmente àqueles que torciam o nariz para o estilo quadradão do projeto. É preciso fazer um pré-cadastro com nome, endereço, telefone e e-mail para visualizar as imagens por inteiro. Lá também é possível confirmar o interesse pela novidade e, assim, aguardar o contato da concessionária para uma futura compra.
O novo Logan segue o visual semelhante ao adotado pela romena Dacia, parceira da Renault que vende o sedã na Europa. Essa atualização já tinha dado as caras no Salão de Buenos Aires, em junho deste ano. Na frente, o modelo, que sairá da fábrica de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, incorpora a nova linguagem da montadora francesa, com um enorme emblema da marca na grade frontal esta ficou mais estreita e em forma de arco invertido e com um friso cromado, lembrando um pouco a frente adotada pelo novo Clio e distinta do Logan europeu.
Já os novos faróis copiam o design visto lá fora e agora trazem dimensões dignas de um carro de passeio contemporâneo. O moderno conjunto dianteiro tem ainda luzes de neblina em nichos com pintura cromada (provavelmente disponíveis apenas nas versões mais caras) interligados por um friso também cromado que percorre a entrada de ar uma exclusividade nacional. Na traseira, as lanternas deixaram de ser verticais e se diferem da versão europeia, sendo maiores e com detalhe translúcido na lente em formato de um "U" deitado.
No interior, o volante foi redesenhado e incorpora comandos do rádio, itens não disponíveis na primeira geração. O ar-condicionado estreia a função Auto (que mantém a temperatura constante na cabine) no segmento de carros populares (mas deve estar apenas na versão mais cara). O carro também poderá vir com uma tela colorida multimídia (idêntica à do Duster Tech Road) substituindo o rádio tradicional. Os comandos dos vidros elétricos traseiros (opcional em algumas versões) ficam no painel frontal, deixando a porta do motorista com apenas dois interruptores, para os dianteiros.
Há molduras imitando cromado no acabamento e nos contornos do comando do ar-condicionado e no quadro de instrumentos. A iluminação do painel ganha a cor azul, que também aparece na tela do computador de bordo. Os bancos traseiros passam a ser rebatíveis, algo também indisponível no Logan que ainda está nas lojas. O porta-malas deve manter os atuais 510 litros.
Motor
O hotsite, por enquanto, não dá mais informações técnicas sobre o modelo. Mas, o novo Logan deverá contar com o novo motor 1.0 16V, o mesmo do Clio, que rende 80 cv de potência máxima e torque máximo de 10,5 kgfm. Os motores 1.6 8V e 1.6 16V serão mantidos. As opções de câmbio são o manual de cinco velocidades e o automático de quatro marchas (este apenas para o bloco 1.6).
Sandero
Apesar de compartilharem a plataforma, os atuais Logan e Sandero vendidos no Brasil não têm o mesmo visual. Mas nessa nova geração o Sandero, que chegará entre maio e junho de 2014, terá a aparência dianteira idêntica ao do novo Logan, tal qual ocorre com as versões europeias da Dacia.
Novo Logan
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