De olho no peso que o custo do combustível tem nas planilhas de gastos das transportadoras, a Scania lança o Streamline, disponível para as cabines rodoviárias já existentes G, R e R Highline. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), o combustível representa 38,4% dos gastos das empresas, seguido de manutenção (12%), encargos (11%) e pneus (7%).
O conceito Streamline, na verdade, engloba produtos e serviços oferecidos em um só pacote para os clientes. A ideia é reunir tudo o que a marca pode entregar em termos de economia de combustível, disponibilidade e rentabilidade, segundo Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania no Brasil.
No total, os caminhões Streamline podem chegar a 15% de redução de consumo. Eles são equipados com os motores Euro 5, lançados em 2012, que reduzem em 7% o gasto com diesel. Os defletores de ar respondem por 4% da economia. E os outros 4% são alcançados com as novidades do Streamline.
O novo conceito da marca prioriza a aerodinâmica, com nova grade frontal e quebra-sol redesenhado. O modelo também traz a quarta geração da caixa de câmbio Opticruise, que tem novo sistema de lubrificação e a função de condução Modo Econômico. Os resultados são ainda melhores se houver o trabalho em conjunto com o Ecocruise, o piloto automático inteligente da fabricante.
Visual
O Scania Streamline ganhou novos faróis, LED no quebra-sol e lanternas traseiras também em LED. Por dentro, os assentos em couro tem ventilação e ajuste de pescoço e a cabine conta com climatizador de série. No painel, o cliente encontra novo computador de bordo, rádio com GPS, USB e Bluetooth (com microfone integrado). Tudo isso é de série, mas a Scania oferece quatro pacotes personalizados de opcionais: Segurança, Motorista, V8 e Estilo.
O modelo está à venda nas concessionárias e a entrega é prevista para outubro. O preço do Streamline parte de R$ 380 mil. Segundo Eronildo Santos, atualmente 35% dos veículos Scania são vendidos com pacotes de serviços e a meta é chegar a 100% com o novo conceito.
O leque de soluções contempla o novo Programa de Manutenção Scania formado por quatro categorias (Premium, Trem de Força, Standard e Compacto), a Manutenção Flexível, o Sistema de Diagnose e Programação Scania (que promove diagnósticos mais rápidos e precisos) e a Consultoria de Desempenho. Segundo a montadora, um motorista muito bem treinado reduz em 10% o consumo de combustível.
A jornalista viajou a convite da Scania
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião