A Ford adotou a grade em forma de trapézio, seguindo o novo visual da marca, mas manteve original o logotipo do puro sangue. O carro ficou mais baixo e mais largo| Foto: Divulgação/Ford

História

Lançado em 1964, o Mustang revolucionou o mercado dos carros esportivos com uma carroceria compacta e um preço acessível. Já vendeu mais de 9 milhões de unidades e motivou a criação de muitos fã-clubes, incluindo um exclusivamente para donos de Mustangs amarelos. Seu grande rival é o Chevrolet Camaro, que emplacou mais que o Ford nos últimos três anos nos Estados Unidos e deve repetir o feito em 2013.

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As tradicionais lanternas de três barras ficaram tridimensionais. O emblema da versão GT se destaca na traseira do carro
Volante, painel e instrumentos receberam um retoque mais moderno, porém o design é parecido com o antecessor
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O mundo conheceu esta semana a nova geração do Ford Mustang, apresentado simultaneamente em seis cidades do planeta: Nova York, Los Angeles e Dearborn (Estados Unidos), Xangai (China), Sydney (Austrália) e Barcelona (Espanha). O modelo, que está prestes a completar 50 anos e conta com maior número seguidores no Facebook, rendeu-se ao padrão global da marca. Adotou as linhas do conceito Evos, apresentado no Salão de Frankfurt de 2011 e que inspirou o novo Fusion e foi estendido a outros exemplares, como New Fiesta, EcoSport e o futuro Ka.

Na primeira renovação completa do Mustang desde 2005, a Ford tenta impulsionar as vendas fora dos Estados Unidos, especialmente Europa e Ásia, locais onde o Pony Car não era vendido via montadora. Ele estará presente em 100 países. Há expectativa, inclusive, de que o carro também venha a ser importado oficialmente para o Brasil, a partir de 2016 – antes será exibido no Salão de São Paulo no próximo ano.

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Chamado de fase 2.0 do estilo Kinetic, o projeto visual é marcado pela grade dianteira hexagonal ou em formato trapézio, o conjunto óptico alongado e afinado e o capô saliente e vincado. O estilo musculoso do cupê deu lugar a uma aparência mais esportiva. A grade frontal continua separada pelo para-choque e o nicho das luzes de neblina estão mais requintados. Na traseira, o trio de lanternas em barras está mais fino, resgatando o estilo da primeira geração, e agora é tridimensional. Por dentro volante, painel e quadro de instrumentos parecem quase inalterados em relação ao antecessor.

Sob o capô, o Mustang 2015 tem novidade: o motor 2.3 Ecoboost, dotado de turbo e injeção direta de combustível, capaz de entregar 309 cv e 40,5 kgfm de torque. Há também as opções V6 3.7, de 300 cv e 37,2 kgfm, e V8 5.0, de 420 cv e 53,7 kgfm, mantidas da geração anterior. A Ford também atualizou a caixa manual de seis velocidades e a transmissão automática. Um dos destaques é a adoção da suspensão traseira independente, inédita no modelo.

Entre as novidades na lista de equipamentos estão o controle de cruzeiro adaptativo, sistemas de detecção de pontos cegos e controle de tráfego. A versão conversível terá a capota acionada por controles elétricos, em substituição ao atual sistema hidráulico. Os preços ainda não foram divulgados, mas não devem ficar muito acima do atual, que custa a partir de 23 mil dólares (R$ 54,8 mil)