Um dos mais fieis representantes do segmento crossover migrará para o badalado mundo dos SUVs, pelo menos no visual. A Peugeot divulgou imagens da segunda geração do 3008, que estreia no Salão de Paris, em setembro deste ano, e também deve aparecer no Salão de São Paulo, em novembro. As vendas no Brasil ocorrem a partir de 2017.
O modelo assume o novo perfil ao exibir uma linha de cintura mais alta, para-choques largos, saias laterais, rodas maiores, barras de teto, entre outros componentes visuais.
A fabricante francesa informa que o carro é 100 kg mais leve do que o antecessor. Parte disso pelo uso da nova plataforma modular EMP2, que também o esticou em 8 cm no comprimento (4,45 m) e 6,2 cm na distância entre-eixos (2,67 m). O resultado é o espaço interno mais amplo e a capacidade do porta-malas subindo para 520 litros (90 l a mais).
Para valorizar esse ganho no espaço, a Peugeot desenvolveu uma bicicleta e um scooter elétricos dobráveis que podem ser transportados pelo veículo. O 3008 passará a ter o teto preto em todas as versões, com a cor também presente na caída do teto e na traseira.
LEIA MAIS: Peugeot 208 ganha visual europeu e motores 1.2 flex e 1.6 turboflex
O dianteira foi inspirada no hatch médio 308. A grade se destaca e é emoldurada por linhas cromadas. Os faróis são bem recortados e vem acompanhados de luz diurna em led pontilhada.
Na traseira, as lanternas em led ganharam assinatura tipo ‘garra de leão’ e são ligadas por um acabamento em preto que percorre toda a tampa do porta-malas. Detalhes com peças cromadas estão espalhadas pelo carro.
A revolução na cabine segue o conceito i-Cockpit, que combina detalhes como o volante pequeno e baixo com o quadro de instrumentos elevado. Os mostradores são digitais, exibidos numa tela configurável de 12,3 polegadas colorida.
Há cinco opções de display que mostram, entre outros dados, instruções de rota e alertas para o motorista. Tudo controlado por teclas no volante, que ficou menor, possibilitando uma pegada mais esportiva e dando visão ampla do painel e mais espaço às pernas, segundo a montadora.
Já o painel central traz uma tela de 8” sensível ao toque com navegação em 3D e informações sobre o veículo, além dos comandos de rádio e do ar-condicionado. O sistema oferece as tecnologias Apple Car Play e Android Auto, que reproduzem os smartphones na tela. Há ainda bancos com massageadores e aromatizador.
Motorização
Na Europa, a novidade estará disponível com os motores a gasolina 1.2 Pure Tech, de 130 cv e 1.6 THP, de 165 cv, além dos diesel 1.6, de 100 e 120 cv, e 2.0, de 150 cv e 180 cv. O câmbio é de seis marchas, manual ou automático. No Brasil, o propulsor será a versão 1.6 THP, que equipa o modelo atual - tabelado a partir de R$ 118.990.
O modelo vem ainda com sistema de frenagem de emergência, assistentes de estacionamento automático e de partida em subida e de descida.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião