São Paulo A Magneti Marelli, fornecedor de autopeças, está lançando no Brasil o Smart Router, sistema de telemática que utiliza GPS veicular para traçar rotas e caminhos. O produto ainda agrega outros recursos, como telefone com viva-voz, sistema de rastreamento, chamadas de emergência ligadas ao airbag e outros.
O produto foi desenvolvido pela subsidiária européia da empresa, e já está disponível no Velho Continente há dez anos. Agora, a unidade brasileira, em parceria com a Magneti Marelli Europa, adaptou o Smart Router para condições de uso em nosso país. O dispositivo já foi instalado em alguns carros brasileiros Fiat Stilo e Peugeot 307 para testes e apresentações às principais montadoras. Segundo a empresa italiana, ele poderá ser utilizado nos carros nacionais a partir de 2006. A princípio, a intenção é aplicar o produto em veículos de médio e alto padrão.
Entretanto, a Magneti Marelli admite que, no futuro, o Smart Router também poderá ser instalado em modelos de entrada. Atualmente, o protótipo do navegador conta com mapeamento das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Curitiba será mapeada no próximo ano e todo o país deverá estar coberto daqui a três anos.
O conceito do Smart Router é simples: para chegar a seu destino, o condutor deve seguir as direções indicadas em um mapa, visível no monitor de cristal líquido no painel de bordo do carro.
Caso o motorista entre em uma rua diferente da que estava na rota, o sistema imediatamente recalcula o percurso, indicando um novo caminho. A orientação ao condutor do carro é feita por um sistema de voz. Segundo a Magneti Marelli, a principal diferença do Smart Router para os sistemas de navegação já existentes é que, além de estar integrado ao painel do carro, o veículo é equipado com sensores nas rodas. Esse recurso permite auxílio na identificação da rota e evita que o dispositivo cesse a indicação do caminho, em caso de perda de sinal com o satélite. A empresa, no entanto, não divulgou valores de preços e admitiu que o Smart Router no futuro poderá ser comprado até como acessório. (RMF)
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast