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 | Divulgação/Troller
| Foto: Divulgação/Troller

Novidade

Ford investe em fábrica e novo modo de produção

O lançamento do Troller T4 é acompanhado por um investimento maciço da Ford, empresa detentora da marca desde 2007. Ao todo, a fabricante injetou R$ 215 milhões na renovação do modo de produção e na ampliação da planta em Horizonte, no Ceará. Agora, os jipes que antes eram feitos de maneira artesanal passaram por um processo de mecanização na produção das carrocerias, feitas de fibra de vidro, o que possibilitou à empresa ampliar a capacidade de montagem para três mil unidades por ano. Com isso, a rede de concessionários também cresceu, ganhando um total de 20 pontos de venda pelo país.

  • O T4 teve o espaço interno ampliado e ganhou assoalhos fáceis de lavar
  • Ele possui ar-condicionado dual zone e travas, vidros e retrovisores elétricos
  • Modelo é equipado com motor de 3,2 litros a diesel que gera 200 cavalos
  • O off-road vem com freios ABS nas quatros rodas, mas não tem air bags

O novo Troller T4, lançado na última semana, passou por uma revolução completa no design e na parte interna do veículo. O jipão de fabricação brasileira, que será vendido a partir de agosto, ganhou traços mais arredondados e um visual moderno, mas sem perder a robustez. Já na parte interna, o carro foi equipado com itens que trouxeram mais conforto aos ocupantes, além de um motor com maior potência. Mas todas essas novidades têm o seu preço. A linha 2015 do único modelo da Troller sairá por R$ 110.990, cerca de R$ 14 mil a mais do que a versão anterior.

Em troca desse aumento no valor, os consumidores sairão das lojas com uma versão mais confortável do 4x4. Em sua atualização, o fora-de-estrada ganhou um melhor acabamento interno, freios ABS, ar-condicionado dual zone, travas, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, sistema de som com entrada USB e conexão bluetooth, teto solar duplo, hodômetro digital, rodas exclusivas de 17 polegadas de liga leve e uma cabine com melhor isolamento acústico.

Mas mesmo com tantos incrementos, o jipe não sai de fábrica com air bags, decisão que segundo a montadora foi amparada pela Resolução 331 do Contran, que abre brecha para que os off-roads não precisem desse equipamento. Outro problema está no fechamento das portas, que mesmo com os vidros abaixados exige uma força a mais dos ocupantes.

Já em se tratando de espaço, o novo T4 trouxe uma ampliação nas dimensões da distância entre-eixos, que ficou em 2,58 metros – 17 centímetros a mais que a última versão (leia mais ao lado). No entanto, a entrada dos passageiros no banco de trás foi dificultada pelo sistema de abertura dos assentos dianteiros.

Motor mais ‘bruto’

Sob o capô, o veículo ficou mais potente. O motor Du­ratorq 3.2 turbodiesel com cin­co cilindros foi emprestado da Ford Ranger. Acoplado a uma transmissão de seis velocidades, ele desenvolve 200 cv de potência a 3.000 rpm e 47 kgfm de torque entre as 1.750 e as 2.500 rotações. Com tamanha robustez, fica fácil para o carro conduzir os seus 2.560 kg.

Entretanto, ao dirigir, uma das maiores mudanças sentidas está na alavanca de câmbio. Com uma distância mais curta entre as marchas, muitas vezes ela deixa o motorista em dúvida se foi de fato engatada ou não. E o maior número de velocidades também pode confundir quanto à velocidade escolhida.

Vocação off-road

Em um rápido test-drive feito em uma das praias da região de Horizonte (CE), no entanto, o jipão comprova que a sua área mesmo é a fora-de-estrada. O veículo apresentou força e bom desempenho na areia, dando confiança no volante apesar das ‘irregularidades’ do terreno. Mas para sentir bem ele, faltou coloca-lo no meio da lama.

Já na estrada, a força de arranque e as suspensões mais duras, feitas sob medida para os ambientes off-road, podem fazer com que o motorista de primeira viagem estranhe o T4 por algum tempo.

Novo Troller

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