| Foto:

Recém-lançada no Brasil, a nova geração do Corolla foi eleita o carro do ano na América Latina. O sedã médio faturou a 6ª edição do Prêmio Americar, que reúne os votos de 58 jornalistas especializados de 12 países da região.

CARREGANDO :)

O modelo renovado, que chegou às lojas em setembro, recebeu 65% dos votos, ficando à frente das novas gerações de Chevrolet Onix, 26%, e Hyundai HB20, 10%.

A premiação realizada pela Associação América Latina da Imprensa de Carros (Americar) foi criada em 2013 e já figura como uma das principais do segmento automotivo.

Publicidade

A Gazeta do Povo participa da votação com o editor de Automóveis, Renyere Trovão. O corpo de jurados é formado por profissionais da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, México e Uruguai.

Os países que participam da Americar concentram uma população superior a meio bilhão de pessoas e que vendem, anualmente, cerca de 5,5 milhões de veículos.

Troféus personalizados para cada vencedor feito pelo artista plástico goiano Omar Souto. Foto: Divulgação/ Americar

A premiação é dividida em cinco categorias. Confira os vencedores:

Prêmio Americar 2019

CARRO DO ANO

1º TOYOTA COROLLA - 65% dos votos

Foto: Malagrine/ Toyota

A 12ª geração traz no catálogo o primeiro carro híbrido produzido no Brasil e também o pioneiro no mundo a unir a motorização flex (gasolina/ etanol) a uma unidade elétrica. A novidade foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro. Leia mais

2º CHEVROLET ONIX PLUS - 26% dos votos

A versão sedã estreou primeiro nas lojas, no mês passado - a hatch chega agora em novembro. A renovação traz alguns inédito itens inéditos para o segmento de veículos, elevando o patamar dos carros compactos. Além do motor 1.0 turboflex. Leia mais

3º HYUNDAI HB20 - 10% dos votos

É o primeiro veículo compacto no Brasil a frear sozinho diante de um carro parado ou mesmo pedestre. E é apenas uma das novidades que estreiam na atualização do hatch e do sedã. A outra é o atualizado motor 1.0 turboflex. Leia mais

PICAPE DO ANO

1º FORD RANGER - 61% dos votos

O modelo chegou à linha 2020 com recursos tecnológicos pouco vistos no segmento. Também ganhou um atualização visual, com "600 peças redesenhadas", segundo a Ford. A picape também passou a apostar somente na propulsão a diesel. Leia mais

2º FIAT TORO - 26% dos votos

A linha 2020 a segunda picape mais vendida no país ganhou um tapa no visual e uma nova versão que remete a uma solução usada nas décadas de 1980 e 90: a caçamba com capota rígida. A novidade estreia em novembro nas lojas. Leia mais

3º VOLKSWAGEN AMAROK - 13% dos votos

É o único veículo da lista que não apresentou novidades no Brasil em 2019. Mas a versão V6, com motor 3.0, de 225 cv, chegou a outros mercados latino-americanos. Além disso, a Amarok se destaca dentro segmento como uma das melhores opções de compra. Leia mais

SUV DO ANO

1º VOLKSWAGEN T-CROSS - 49% dos votos

O principal lançamento da marca em 2019 chegou no início só na motorização turbo e com um desenho bem particular, que o distingue dos demais modelos da gama Volks. É o primeiro SUV da marca feito no Brasil. Leia mais

2º HONDA HR-V TOURING - 37% dos votos

A principal novidade do HR-V neste ano foi a estreia da versão Touring 1.5 Turbo. E o casamento do motor sobrealimentado com o câmbio CVT foi aprovado. O carro também oferece itens exclusivos dentro da gama. Leia mais

3º CAOA CHERY TIGGO 5X - 14% dos votos

Com desenho moderno, bom desempenho e farta lista de equipamentos, o SUV compacto da parceria sino-brasileira foi uma agradável surpresa dentro do segmento. Os números de vendas mostram que a resistência às marcas chinesas começam a afrouxar. Leia mais

IMPORTADO DO ANO

1º VOLVO S60 - 42% dos votos

New Volvo S60 R-Design exterior

A terceira geração do sedã sueco veio para peitar os alemães e consolidar as vendas crescentes da Volvo no Brasil. A marca aposta no porte maior do carro em relação ao anterior e à entrega de mais desempenho e itens de série que a maioria da concorrência. Leia mais

2º FORD EDGE - 40% dos votos

O primeiro modelo da marca a estrear no Brasil o sobrenome esportivo que leva para as rudas as tecnologias de alto desempenho desenvolvido nas pistas. O modelo vem equipado com motor 2.7 V6 Ecoboost biturbo, de 335 cv e 54,5 kgfm.

3º BMW SERIE 3 - 18% dos votos

| Foto: CHRIS CASTANHO FOTOGRAFIA

O "rei dos sedãs esportivos" ficou ainda mais apimentado na sétima geração que estreou em março no país. O visual está mais agressivo e o pacote de tecnologia traz a inteligência artificial que é capaz de bater papo com o motorista. Leia mais

MELHOR DESIGN DO ANO

1º PEUGEOT 2008

O crossover adotou o visual dos SUVs maiores da marca francesa e incorporou o câmbio automático ao prestigiado motor 1.6 THP (turbo). O mudança na aparência do carro é exclusivo para o mercado latino-americano. Leia mais

2º VOLKSWAGEN JETTA GLI - 33% dos votos

A chegada do novo Jetta com motor 2.0 turbo era esperada com ansiedade pelos entusiastas do sedã. E ele estreou em julho com a denominação GLI, usada pela primeira vez por aqui, e o visual visto no mercado norte-americano, com detalhes que reforçam a esportividade. Leia mais

3º HYUNDAI HB20X

A versão aventureira urbana só estreia em novembro junto com o hatch, mas ela já se destaca pelo visual. A Hyundai amplificou os adereços que valorizam o apelo fora de estrada do carro, como as enormes caixas de roda. Leia mais

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]