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As linhas da quarta geração do sedã buscaram inspiração no primo Mirai, movido a hidrogênio. | Fotos: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo
As linhas da quarta geração do sedã buscaram inspiração no primo Mirai, movido a hidrogênio.| Foto: Fotos: Renyere Trovão/ Gazeta do Povo

Apresentada no Salão de Frankfurt, a quarta geração do híbrido Prius desembarca no Brasil em dezembro. A confirmação foi feita pela Toyota durante a 11.ª edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, em São Paulo. A vinda do Japão foi antecipada, já que a ideia inicial era trazer a atualização só em 2016.

O sedã passou por um completa reformulação, com fortes influências no primo futurista Mirai, movido a hidrogênio. Ele adotou a nova plataforma mundial da marca chamada de TNGA, que o deixou maior que o antecessor, com o chassi 60% mais rígido e o centro de gravidade mais baixo. Segundo a Toyota, as mudanças estruturais resultam em conforto no rodar e, principalmente, ganho na estabilidade, uma das críticas recebidas pelo Prius por causa do peso das baterias.

Sem divulgar dados do conjunto mecânico, a fabricante informou que o carro melhorou 18% no consumo de combustível e 40% na eficiência térmica. É possível que a haja uma evolução no propulsor 1.8 e no motor elétrico, que está mais compacto. A bateria de níquel-hidreto agora possibilita recargas mais rápidas e maior autonomia.

A adoção de uma nova plataforma, aTNGA, deixou o Prius maior e co chassi 60% mais rígido.

O pacote tecnológico também foi ampliado. O Prius virá com alerta de faixa de rolamento, sistema pré-colisão, controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático e sistema de leitura de placas - este previsto apenas para a Europa, por enquanto

Montagem nacional

A Toyota tem planos de montar o híbrido em São Bernardo do Campo (SP) no regime CKD (a peças importadas do Japão) até 2018. A marca, porém, ainda aguarda uma possível isenção de impostos do governo federal e estadual para híbridos e elétricos para viabilizar o processo.

A geração anterior do carro, que teve a maior parte de suas vendas no Brasil destinada ao público corporativo, está nas lojas em versão única por R$ 115.500.

*O jornalista viajou a convite da Anfavea
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