A quinta geração do Toyota RAV já tem data para estrear no Brasil. O SUV médio feito no Japão, e o mais vendido no mundo, estará nas lojas a partir de 13 de junho, em duas versões: a S Hybrid, por R$ 165.990, e a SX Hybrid, a R$ 179.990.
E a principal novidade é que o renovado modelo será oferecido apenas com motorização híbrida, tecnologia ainda ausente nos principais concorrentes (listados mais abaixo).
O RAV4 está com preço inicial R$ 16 mil acima da linha anterior, em contrapartida a nova motorização entregará 53% a mais de potência. Sai o 2.0, de 145 cv, entra um conjunto de quatro motores. Um 2.5 16v a gasolina, com quatro cilindros, que rende 178 cv e 22,5 kgfm de torque, e três elétricos, que somados geram 120 cv e 20,6 kgfm.
>> Achou o preço do HR-V 1.5 turbo salgado? Há 10 carros legais que custam menos
Combinados, os propulsores fornecem tração nas quatro rodas, outra novidade do modelo, que antes entregava apenas tração dianteira. O motor a combustão move as rodas dianteiras, enquanto os elétricos, as traseiras. O câmbio é o automático do tipo CVT.
Com o diferencial do híbrido, a Toyota projeta melhorar o desempenho nas vendas no Brasil. A marca fala em 5 mil unidades ao ano, algo em torno de 415 exemplares/ mês - em 2018, a média ficou em 350 carros/ mês.
O segmento possui apenas um SUV híbrido na mesma faixa de preço: o Lexus UX, que custa R$ 169.990 e tem um porte menor.
RAV4 e os rivais diretos:
Modelo | Motor/ potência/ torque | Preço |
Toyota RAV4 | 2.0/ 178 cv/ 22,5 kgfm | R$ 165.990 a R$ 179.990 |
Chevrolet Equinox | 2.0 turbo/ 262 cv/ 37,0 kgfm | R$ 149.890 a R$ 170.390 |
Volkswagen Tiguan | 1.4 turbo/ 150 cv/ 25,4 kgfm | R$ 128.990 a R$ 184.900 |
Peugeot 3008 | 1.6 turbo/ 165 cv/ 24,4 kgfm | R$ 139.990 a R$ 166.990 |
Honda CR-V | 1.5 turbo/ 190 cv/ 24,5 kgfm | R$ 194.900 |
Assim como o novo Corolla, que estreia em outubro no Brasil também com opção híbrida flex (a primeira no mundo), o novo RAV é feito sobre a plataforma TNGA, desenvolvida para os novos veículos híbridos da marca - ela está presente ainda no Prius e no Camry.
A mudança de arquitetura deixou o modelo ligeiramente mais espaçoso. São 4,60 metros de comprimento, 4,85 m de largura (1 cm a mais que anterior) e 2,69 m de entre-eixos (3 cm de aumento). O vão livre do solo também cresceu 1,5 cm e agora entrega 180 cm. A capacidade do porta-malas é de 580 litros.
>> A grana tá curta para um SUV compacto? Veja 11 hatches aventureiros
A propulsão híbrida garante uma autonomia de até 1 mil km ao RAV 4, segundo a Toyota. Dados da marca apontam 12,8 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. O utilitário não carrega as baterias na tomada e sim pela desaceleração no movimento do carro e nas frenagens.
>> Ford aposta em novos SUVs para voltar a crescer no Brasil
Principais itens de série
RAV4 S Hybrid
R$ 165.990
- Faróis e lanternas em led; rodas aro 18, sete airbags; bancos parcialmente em couro, com ventilação nos dianteiros e ajuste elétrico para o assento do motorista; central multimídia com tela de 7"; assistente de partida em rampa; freio de estacionamento chave presencial com botão de partida; ar-condicionado de duas zonas; e sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.
RAV4 SX Hybrid
R$ 179.990
- + teto solar panorâmico; carregador de celular por indução; abertura e fechamento de porta-malas por movimento de pé; e borboletas no volante para troca manual de marcha; piloto automático adaptativo (freia e acelera o carro automaticamente ao ritmo do trânsito); frenagem automática de emergência; sistema de manutenção em faixa, com alerta e correção de volante; e farol alto automático.
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast