O candidato à presidente da Argentina Alberto Fernández declarou que a produção de "una nueva camioneta de Chevrolet" está confirmada para a fábrica da General Motors, em Santa Fé, a partir de 2021.
O que deu a entender que se tratava da futura picape intermediária que a montadora colocará no mercado brasileiro para brigar com Fiat Toro e Volkswagen Tarok.
A informação divulgada pelo político ocorreu logo após ele se reunir com executivos da General Motors. Mas, na verdade, o líder nas pesquisas para suceder Mauricio Macri estava falando da nova geração do Tracker, a que nominou como "camioneta".
Assim crescem as chances de a futura picape da GM ser produzida no Brasil, na unidade de São José dos Campos (SP), uma vez que na planta da Argentina também já é feito o Cruze vendido em nosso mercado.
A opção abaixo da S10 seria feita a partir da plataforma global GEM (Global Emerging Markets), arquitetura da GM em parceria com a chinesa SAIC destinada a mercados emergentes e que dá origem à nova geração do Onix.
A nova picape viria equipada com o motor 1.4 turbo, de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 6 marchas - conjunto já usado pelo Cruze.
O visual deve seguir a nova linguagem de design da Chevrolet, com uma dianteira mais agressiva e com a grade frontal bem destacada, que é possível ver na nova geração do Tracker e na nova Blazer (que nada lembra a Trailblazer vendida por aqui).
Na imagem que abre essa reportagem, o designer Kleber Silva mesclou elementos estéticos dos dois SUVs para criar uma projeção dando ideia de como poderá ser a futura picape 'anti-Toro'.
Já a nova geração do Tracker consumirá US$ 300 milhões de investimentos no projeto e na fábrica, valor que já fora revelado pela montadora no fim de 2017, além de outros US$ 200 milhões na cadeia de fornecedores.
A fábrica da Chevrolet tem Santa Fé foi inaugurada em 1997 e de lá já saíram modelos como Corsa, Classic e Agile.
Cinco novidades até 2021
O cronograma brasileiro da Chevrolet prevê cinco novidades até 2021 baseadas na plataforma GEM. A primeira será o Onix Sedan, a ser apresentado no dia 12 de setembro à imprensa automotiva.
Entre o fim deste ano e início de 2020 chega o Onix Plus, como será chamado o hatch para diferenciá-lo do três volumes e também do Onix da versão atual, que seguirá em produção.
Em meados do próximo ano estreia a nova geração do Tracker, com cinco lugares, que seguirá o desenho do modelo chinês, apresentado em junho passado. A versão de sete lugares virá em 2021, juntamente com a picape.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast