Quem achava o Volkswagen up! um carro de visual quadradinho e sem sal, poderá mudar de ideia em breve quando estreia a reestilização do subcompacto no Brasil. Ela seguirá o estilo europeu, com novos para-choques, rodas e lanternas, além de aumentar as opções de cores em seu catálogo.
Outra mudança é que ele provavelmente deixará de ser o modelo de entrada da marca, passando o bastão de volta para o Gol. Ficará posicionado logo acima do veterano hatch, porém abaixo do Polo, que retorna ao Brasil neste ano em sua nova geração. O Golf fecha a linha de hatches da Volkswagen.
Os preços da linha 2018 só serão divulgados no próximo dia 17, quando acontece o lançamento oficial e posterior chegada às concessionárias. Por enquanto, sabe-se que as versões menos vendidas deixarão o portfólio e os valores atuais não sofrerão um grande reajuste - a linha 2017 começa em R$ 35.560 (take up! duas portas) e vai até R$ 54.094 (cross up! TSI, sem opcionais).
LEIA MAIS: Fiat Mobi estreia câmbio automatizado inédito e vira o 1.0 mais econômico do país
O novo up! subirá de patamar em equipamentos, incorporando itens e funções só vistas em modelos mais caros, como o Golf. Entre eles estão os faróis de neblina com função cornering light - a luz auxiliar acende do lado que ocorre a conversão (seja para esquerda ou direita), sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. É claro que esses recursos estarão disponíveis apenas na versão high up!, a topo de linha.
Interior mais sofisticado
Na cabine, o up! dá um salto na modernidade. Os bancos ganham novos desenhos e o ambiente fica mais sofisticado com a iluminação em led na parte inferior do painel e o volante multifuncional em couro, emprestado do Gol - os comandos do multimídia só não estão disponíveis na versão de entrada take up!.
LEIA MAIS: Honda lança o WR-V; confira os preços e se o crossover é uma boa compra ou não
Já o painel de instrumentos remete ao novo Fusca, com velocímetro, conta-giros e indicador de combustível maiores que os da linha anterior. Há ainda uma tela de 3,5” que exibe funções novas, como as informações do sistema de som.
Por falar em áudio, o conjunto de entretenimento foi renovado, com um visual mais interessante e uma tela maior. Sai de cena o ‘Maps and More’, aquele pequeno monitor com cara de GPS portátil que ficava fixado no alto do painel central.
Em seu lugar, a Volkswagen oferece como opcional um suporte para celular que, por meio do aplicativo “Maps + More”, funciona como computador de bordo, controle do sistema de navegação e multimídia. A tecnologia é muito parecida com o sistema ‘Live On’ do Fiat Mobi.
O pacote de novidade não para aí. Há ainda sensor de estacionamento traseiro e retrovisores com tilt down - que se abaixam ao engatar a ré.
Visual mais marcante
Pode não parecer, mas o up! está com um visual mais marcante. O conjunto ótico passa a contar com elementos internos e para-choque está mais pronunciado. Isso deixou o carro maior: o comprimento agora é de 3, 68 m (era 3,60 m no aspirado e 3.64 m no turbo). O câmbio manul permanece de cinco velocidades.
A grade do radiador adota um friso cromado que se conecta à linha que margeia os faróis. Na traseira, as lanternas têm novo visual e são escurecidas, utilizando a tecnologia de tripla injeção (com elementos em vermelho, preto e transparente). Resultado: uma nova assinatura visual noturna.
As versões com motorização turbo recebem o logotipo TSI nas colunas B, friso vermelho na grade dianteira, como o Golf GTI, e para-choques na cor preta. Foi mantida a tampa do porta-malas em preto para identificar o propulsor mais nervoso.
No up 1.0 MPI (82 cv), os para-choques terão a mesma cor da carroceria.
LEIA MAIS: Ford lança o Ka Trail, o ‘aventureiro urbano’ que aposta no preço e no visual
Recentemente, o up! 1.0 TSI (105 cv) perdeu o posto de carro mil flex mais econômico do país para o Mobi Drive GSR (automatizado). Mas, o subcompacto turbinado da Volks passa a usar pneus com menor resistência à rolagem, o que melhorou o número de consumo pelo Inmetro.
Segundo a Volks, o valor energético caiu de 1,44 Mj/km (megajoule por quilômetro) para 1,40 Mj/ km, superando o 1,43 Mj/ km do Mobi. Isso significa que ele retomará o título de campeão em economia no consumo no segmento 1.0 flex.
Catálogo mais enxuto
Com a reestilização, a oferta de versões foi reduzida. A de entrada Take deixa de existir na carroceria de duas portas; a intermediária Move pode ser 1.0 aspirada, 1.0 aspirada com câmbio automatizado (i-Motion) e 1.0 TSI; enquanto a topo de linha High up! passa a ser equipada exclusivamente com o motor 1.0 TSI.
O catálogo também inclui o up! connect, uma série de lançamento, derivada do move up!, também com motor 1.0 MPI ou 1.0 TSI. Por sua vez, as configurações red, white, black e speed foram aposentadas.
up! connect
Versão de lançamento oferecida exclusivamente com a motorização 1.0 TSI. Traz retrovisor e teto pintados em Preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo); interior escurecido; adesivo na soleira das portas; faixa lateral alusiva à versão; roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante; e sistema de som ‘Composition Phone’. A versão connect será oferecida nas cores Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sírius.
Linha 2018
take up!
R$ 37.990
Vem de série com pneus (175/70 R14) de baixa resistência; banco do motorista com regulagem de altura; alerta sonoro dos faróis acesos; chave canivete; limpador e desembaçador do vidro traseiro; iluminação no porta-malas; relógio digital e suporte para celular; e entrada USB para carregamento de telefone.
Opcionais: direção com assistência elétrica; coluna de direção com ajuste de altura; ar-condicionado; vidros dianteiros e travamento das portas elétricos.
move up!
R$ 48.290 (MPI)
R$ 52.790 (TSI)
Acrescenta direção elétrica; chave canivete com controle remoto; ar-condicionado; vidros dianteiros e travamento elétricos ; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; iluminação ambiente em led no painel (versão TSI); volante multifuncional em couro; computador de bordo; faróis de neblina; rodas de liga leve aro 14; retrovisores com luzes de seta integradas e função tilt down; e sensor de ré.
Opcional: sistema Composition Phone (move up! TSI).
high up!
R$ 57.100
Agrega sensores de chuva e de luminosidade; faróis de neblina com luz de conversão (recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h); sistema de som ‘Composition Phone’; bancos em couro sintético; e função ‘Coming & Leaving Home' (ao sair do carro permanecem acesas por 30 segundos as luzes dos faróis, de cortesia nos retrovisores, das lanternas traseiras e da placa. As mesmas luzes se acendem quando o carro é aberto pelo controle remoto.
cross up!
R$ 55.600
Agrega para-choques exclusivos, rodas de liga diamantadas com detalhes em preto brilhante, rack de teto e soleira das portas com aplique de alumínio.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião