O up! chegou ao mercado brasileiro em 2014 trazendo na bagagem a expectativa da Volkswagen em transformá-lo em o ‘novo Fusca’, seja em vendas, seja como o modelo mais barato da marca. À época até que oferecia um preço bastante competitivo para o segmento de entrada: R$ 26.900.
Passados três anos, a intenção da fabricante ficou apenas na vontade. As 200 mil unidades produzidas desde então (45 mil para exportação) ficaram longe de ser um número empolgante – nem sequer figurou entre os dez carros mais vendidos em 2016 (foi o 13.º).
Diante de uma realidade diferente da prevista para o seu subcompacto, a Volkswagen resolveu mudar a estratégia. Sai o apelo ‘popular’, entra o estilo ‘mais sofisticado’.
LEIA MAIS: Conheça o Virtus, o novo sedã da Volks com espaço de médio e preço de compacto
A linha 2018 que chega às lojas nos próximos dias apresenta um up! próximo à proposta europeia, no visual e no nível de equipamentos. Mudanças que o fazem perder o título de o modelo mais acessível da marca.
A opção de duas portas que puxava o preço para baixo deixa de existir e as versões oferecidas ficam mais enxutas - saem do catálogo também a run bluemotion, a track, a trinca black, white e red, além da Speed. O câmbio automatizado i-Motion permanece na configuração move 1.0 MPI.
O carro parte de R$ 37.990 na configuração take up! 1.0 MPI (4 portas) e alcança R$ 57.100 na high up! 1.0 TSI. Há ainda a configuração ‘aventureira urbana’ cross up!, por R$ 55.600, e a série especial Connect, por 54.990.
Valores que recolocam o veterano Gol no posto de o modelo de entrada da Volks – ele começa em R$ 36.630 (duas portas).
Reconstruir a imagem do up!
A fabricante pelo jeito abandonou a meta de ganhar em volume de vendas para apostar em uma nova percepção dos consumidores sobre carros 1.0 e compactos.
A campanha de lançamento da linha 2018 que já está no ar em todas as mídias tem como mote a expressão “desache!”, como resposta a uma série de inquietações que supostamente o cliente teria em relação a modelos como o up!
Você ainda acha que um 1.0 não pode ser potente? Você ainda acha que carro compacto tem pouco espaço? Você ainda acha que um carro compacto não tem tecnologia? Pois então, “desache”, sugere a peça publicitária.
LEIA MAIS: Volkswagen T-ROC, o SUV do Golf, surge sem disfarces e já tem data para estrear
A nova escolha feita pela montadora talvez seja acertada, afinal quem já teve contato com o up! perceberá que há sim predicados contrários à imagem que muitos têm do carrinho.
O motor 1.0 TSI 3-cilindros, de 101/ 105 cv e 16,8 kgfm (gasolina/ etanol), por exemplo, casou bem com a ‘leveza’ do modelo, deixando a condução bastante divertida, principalmente na cidade.
Sobrealimentado e com quase 100% do torque disponível a 1.500 giros, o foguetinho vai a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima – desempenho de motor 1.6 para cima.
A sensação de esportividade é realçada pelo ronco mais grave do 3-cilindros, amplificado pela turbina. Não à toa, ele hoje é responsável por mais de 50% das vendas do modelo.
A propulsão turbo do up! também é a mais econômica entre as opções 1.0 flex do mercado. Com gasolina, ela faz 14,3 km/h na cidade e 16,3 km/l na estrada.
Agora ele passa a entregar equipamentos só vistos numa categoria superior. Entre as novidades estão o volante multifuncional com acabamento em couro, faróis de neblina com luzes de conversão estática (que acendem para o lado da curva), sensores de chuva e de luminosidade e, como opcional, sistema multimídia que espelha o celular via CarPlay ou Androir Auto.
LEIA MAIS: De volta à briga: Volkswagen confirma nove lançamentos para o Brasil em 2017
Só frisando que a lista acima está presente a partir da versão intermediária move up!, que parte de R$ 48.290.
Na campanha, a Volks trabalhará as conquistas obtidas pelo up!. No teste de colisão do Latin NCap, por exemplo, ele é o único modelo de ‘entrada’ a aparecer na lista dos ‘dez carros mais seguros’ avaliados pela entidade (é o 8º). Já no índice de reparabilidade do Cesvi Brasil, o modelo é o campeão com sobras no baixo custo de manutenção.
Por falar nisso, a revisão para a linha 2018 terá preço fixo de R$ 999 nos próximos três anos, o que dá um gasto anual de R$ 333.
Comparando com os rivais
O problema da Volkswagen será convencer os consumidores a ‘comprar’ essa imagem e fechar os olhos para a concorrência, que oferece uma tabela mais em conta. O Fiat Mobi 1.0, rival direto, começa em R$ 33.700 e bate os R$ 44.780 na versão 1.0 Drive GSR, com o novo câmbio automatizado que elimina os famosos ‘soluços’.
Pelos R$ 48.290 do move up! é possível adquirir um Ford Ka SE 1.5 (110 cv), de R$ 48.090, ou um Nissan March 1.6 S (111 cv), de R$ 47.990. Ambos possuem espaço interno superior ao do Volkswagen.
A versão topo de linha high up!, de R$ 57.100, está na faixa de preço do Ford New Fiesta 1.6 SEL (128 cv) - R$ 58.590 -, que oferece controles de tração e estabilidade, ar-condicionado digital e assistente de partida em rampa.
Visual mais marcante
Pode não parecer, mas o up! está com um visual mais marcante. O conjunto ótico passa a contar com novos elementos internos e para-choque está mais pronunciado. Isso deixou o carro maior: o comprimento agora é de 3, 68 m (era 3,60 m no aspirado e 3.64 m no turbo). O câmbio manual permanece de cinco velocidades.
A grade do radiador adota um friso cromado que se conecta à linha que margeia os faróis. Na traseira, as lanternas têm novo visual e são escurecidas, utilizando a tecnologia de tripla injeção (com elementos em vermelho, preto e transparente). Resultado: uma nova assinatura visual noturna.
As versões com motorização turbo recebem o logotipo TSI nas colunas B, friso vermelho na grade dianteira, como o Golf GTI, e para-choques na cor preta. Foi mantida a tampa do porta-malas em preto para identificar o propulsor mais nervoso.
No up 1.0 MPI (75/ 82 cv e 9,7/ 10,4 kgfm), os para-choques terão a mesma cor da carroceria.
O up! evoluiu na cabine. Os bancos ganham novos desenhos e o ambiente fica mais sofisticado com a iluminação em led na parte inferior do painel e o volante multifuncional em couro, emprestado do Golf - os comandos do multimídia só não estão disponíveis na versão de entrada take up!.
LEIA MAIS: Dê folga ao pé esquerdo! Confira os dez carros automáticos mais baratos no Brasil
Já o painel de instrumentos remete ao novo Fusca, com velocímetro, conta-giros e indicador de combustível maiores que os da linha anterior. Há ainda uma tela de 3,5” que exibe funções novas, como as informações do sistema de som.
Por falar em áudio, o conjunto de entretenimento foi renovado, com um visual mais interessante e uma tela maior. Sai de cena o ‘Maps and More’, aquele pequeno monitor com cara de GPS portátil que ficava fixado no alto do painel central.
Em seu lugar, a Volkswagen oferece como opcional um suporte para celular que, por meio do aplicativo “Maps + More”, funciona como computador de bordo, controle do sistema de navegação e multimídia. A tecnologia é muito parecida com o sistema ‘Live On’ do Fiat Mobi.
Há ainda sensor de estacionamento traseiro e retrovisores com tilt down - que se abaixam ao engatar a ré.
Connect up!
Versão de lançamento oferecida exclusivamente com a motorização 1.0 TSI. Traz retrovisor e teto pintados em Preto Ninja (há a opção de o teto ser na cor do veículo); interior escurecido; adesivo na soleira das portas; faixa lateral alusiva à versão; roda de liga leve 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante; e sistema de som ‘Composition Phone’. A versão Connect será oferecida nas cores Laranja Habanero (nova), Azul Lagoon e Prata Sirius.
Linha 2018
take up!
R$ 37.990
Vem de série com pneus (175/70 R14) de baixa resistência; banco do motorista com regulagem de altura; alerta sonoro dos faróis acesos; chave canivete; limpador e desembaçador do vidro traseiro; iluminação no porta-malas; relógio digital e suporte para celular; e entrada USB para carregamento de telefone.
Opcionais: direção com assistência elétrica; coluna de direção com ajuste de altura; ar-condicionado; vidros dianteiros e travamento das portas elétricos.
move up!
R$ 48.290 (MPI)
R$ 52.790 (TSI)
Acrescenta direção elétrica; chave canivete com controle remoto; ar-condicionado; vidros dianteiros e travamento elétricos ; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; iluminação ambiente em led no painel (versão TSI); volante multifuncional em couro; computador de bordo; faróis de neblina; rodas de liga leve aro 14; retrovisores com luzes de seta integradas e função tilt down; e sensor de ré.
Opcional: sistema Composition Phone (move up! TSI).
high up!
R$ 57.100
Agrega sensores de chuva e de luminosidade; faróis de neblina com luz de conversão (recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h); sistema de som ‘Composition Phone’; bancos em couro sintético; e função ‘Coming & Leaving Home' (ao sair do carro permanecem acesas por 30 segundos as luzes dos faróis, de cortesia nos retrovisores, das lanternas traseiras e da placa. As mesmas luzes se acendem quando o carro é aberto pelo controle remoto.
cross up!
R$ 55.600
Agrega para-choques exclusivos, rodas de liga diamantadas com detalhes em preto brilhante, rack de teto e soleira das portas com aplique de alumínio.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast