Os faróis em led trazem a assinatura do ‘martelo de Thor’ na luz diurna, também em led.| Foto:

A febre dos SUVs nocauteou de vez o segmento de station wagon no Brasil, que respira por aparelho com Fiat Weekend e SpaceFox e Golf Variant, da Volkswagen.

CARREGANDO :)

Mas no universo premium, as peruas ainda continuam bem valorizadas. Justamente por entregarem o almejado espaço interno e de porta-malas, aliado a muito conforto, tecnologia e desempenho.

Atributos que colocam os modelos disponíveis no país em pé de igualdade com muitos utilitários por aí acima de R$ 150 mil.

Publicidade

A segunda geração do Volvo V60 é um bom exemplo. O modelo médio desembarca no Brasil disposto a mostrar que há vida além dos SUVs e sedãs premium. Não será uma tarefa das mais fáceis, afinal disputará cliente dentro de casa.

Oferecido na versão única Momentum, com motor 2.0 T5 turbo, de 254 cv e ao preço de R$ 199.950, o V60 terá de convencer que é um produto mais vantajoso que o XC60, um dos modelos mais vendidos no segmento premium.

Como comparativo, a perua custa expressivos R$ 55 mil a menos que a mesma versão Momentum do XC60, compartilhando mesmo motor e pacote de equipamentos.

Com a vantagem de oferecer mais espaço interno que o irmão descolado. Tem 1 cm a mais de entre-eixos 2,87 cm contra 2,86 cm) e supera em 24 litros a capacidade do porta-malas (529 l ante 505 l).

Publicidade

>> Série especial deixa Chevrolet Camaro mais potente que Bugatti

Nesta briga interna poderia entrar a sensação do mercado premium, o XC40, que na opção Momentum cobra os mesmos R$ 199.950. O conjunto mecânico até é igual, porém são ‘apenas’ 460 l de porta-malas e 2,70 m de entre-eixos.

Em suma, você pode até ser levado a uma concessionária Volvo atraído por um dos SUVs campeões de venda da marca, mas vale a pena dar uma voltinha na perua antes de fechar negócio.

A projeção da fabricante sueca é abocanhar de 120 a 150 consumidores por ano - se for bem-sucedida poderá abrir as portas para a irmã maior V90, sucesso no mercado europeu.

Publicidade

O volume parece pouco, mas é metade de um segmento que tem ainda o Audi A4 Avant 2.0 turbo, de 190 cv (R$ 198.990), e a Mercedes-Benz C300 Estate 2.0 turbo, de 145 cv (R$ 278.900).

O primeiro lote de 80 unidades, comercializado em pré-venda desde junho, já foi todo vendido. O segundo chega agora em janeiro de 2019.

>> Chevrolet prepara picape anti-Toro com motor turbo e visual agressivo

Condução semiautônoma

Construído sobre a mesma plataforma do XC60 e XC90, o V60 leva quatro pessoas com muita folga, para as pernas e cabeça. Um quinto ocupante já teria dificuldade em se acomodar devido ao duto central elevado.

A cabine segue o estilo dos SUVs maiores. O quadro de instrumentos é 100% digital de 12,3 polegadas, a central multimídia de 9 polegadas exibe uma enorme tela vertical, com usabilidade semelhante a de um smartphone e revestimento dos bancos com quatro opções de cores: creme, caramelo, marrom ou preto.

Publicidade

Como é de praxe da Volvo, é extensa a lista de recursos de assistência ao motorista e de segurança. O destaque é o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, uma das mais eficientes e funcionais do mercado.

>> Vantajoso? Diferença de 70% nos preços entre gasolina ou etanol já não vale mais

Ele atua a uma velocidade até 130 km/h, permitindo que o veículo assuma o comando de funções como aceleração, frenagem e contorno de curvas mais abertas em estradas.

No para e anda dos congestionamentos, a tecnologia funciona consegue baixar o nível de estresse no trânsito, como pudemos testar durante o test drive por São Paulo e rodovias próximas.

Publicidade

Há também o assistente de mitigação de pista oposta, capaz de frear o veículo ao detectar um tráfego na contramão, e outros que desaceleram ao perceber que o automóvel está saindo da estrada e ao detectar  ciclistas, pedestres e animais de grande porte

O pacote de equipamentos traz ainda ar-condicionado digital de duas zonas, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, faróis e lanternas em led, seis airbags, rodas de liga aro 18 e partida remota na chave.

No entanto, faltam alguns itens comuns em veículos desta faixa de preço, como teto solar, head up display que projeta informações no para-brisa, comandos do ar independentes para o assento traseiro e, pasmem, câmera de ré.  Na hora de estacionar, o jeito é confiar no sensor de obstáculos, o que não é tão simples para um veículo desta envergadura.

Publicidade

Uma perua de coração esportivo

Aqui reside outra vantagem da station wagon em relação ao SUV. É possível aproveitar melhor a tocada mais vigorosa do motor 2.0 turbo, de 254 cv e 35,7 kgfm, especialmente em curvas. O V60 possui o propulsor mais potente entre os concorrentes, com o torque máximo já disponível a 1.500 rpm.

>> Projeto propõe fim da obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a CNH

Por serem mais baixas e grudadas ao chão, as peruas possuem uma direção mais direta, menor rolagem da carroceria e, consequentemente, maior estabilidade em velocidades mais altas. Algo não tão comum em utilitários com centro de gravidade mais elevado.

O câmbio automático de oito velocidades se encarrega de deixar a viagem mais suave, com trocas macias e rápidas, com reduções duplas se necessário. Só faltou as borboletas atrás do volante para quem prefere comandar as mudanças de marchas.

Publicidade

O zero a 100 km/h é alcançado em apenas 6,7 segundos, digno de um esportivo, com velocidade máxima batendo os 230 km/h. No modo de condução Dynamic, o mesmo no Confort, a condução é mais divertida. Só no Eco, que a reação não é tão imediata.

A Volvo oferece garantia estendida de dois a cinco anos, revisões com preços fixos (10 mil km - R$ 949/ 20 mil km - R$ 1.849/ 30 mil km - R$ 949/ 40 mil km - R$ 2.349/ 50 mil km - R$ 949/ 60 mil km - R$ 3.499) e serviço OnCall de concierge.

VOLVO V60 2.0 Momentum

R$ 199.950

Direção elétrica; ar-condicionado digital de duas zonas; bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista com memória); controle cruzeiro adaptativo e pilot assist (condução semiautônoma); sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; sensor de chuva; faróis, lanternas e luz diurna em led; e retrovisores elétricos rebatíveis e com memória.

Sistema de alerta de mudança de faixa; de proteção contra saída de estrada; de estabilidade e de tração; assistente de partida em aclive e declive; sensor de monitoramento de pneus; e airbags laterais e de cortina.

Publicidade

Painel de instrumentos 100% digital com tela de 12,3”; sistema de som de alta desempenho, com dez alto-falantes (170W); central multimídia com tela de 9”, sistema de navegação e conexão Apple CarPlay e  Android Auto; quatro modos de condução; e Volvo OnCall.