Manifestantes deitaram de mãos dadas no calçadão por cerca de meia hora| Foto: LUISA DE PAOLA/ AFP PHOTO

Depois de enfrentar uma fuga de investimentos devido à crise econômica que assolou o país no início da década, a Argentina volta a ser um importante celeiro de lançamentos de veículos para a região. "As montadoras aprenderam de uma forma dolorosa, seja por conta de greves, mudanças nas políticas econômicas ou crises de mercado, que não podem apostar apenas num único país para produzir seus veículos. Por isso, além de investir no Brasil também estão direcionando projetos de novos carros para a Argentina", explica Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive. Ele salienta ainda que o país vizinho ainda tem as vantagens de oferecer uma mão de obra qualificada e de ter um parque fabril com capacidade de produção ociosa ou que pode ser facilmente ampliada.

CARREGANDO :)

A PSA – montadora que produz modelos da Citroën e Peugeot – é uma das que mais apostam na Argentina. Além do Citroën C4 sedã, que será lançado em julho, a fábrica de El Palomar vai começar a produzir até o fim do ano a versão hatch quatro portas do C4. Já a Volkswagen está preparando para junho deste ano o lançamento da SpaceCross, a versão "aventura" do SpaceFox, que é produzido na unidade de Cordoba.

Três lançamentos argentinos estão programados para 2008. A Fiat está adequando sua linha de montagem em Cordoba para começar a produzir no próximo ano sua primeira picape média. O nome do modelo ainda é segredo, mas o utilitário vai usar a plataforma da indiana Tata TL Sprint e motor 3.0 turbodiesel de 157 cv. A PSA vai passar a montar, na Argentina, o Peugeot 307 SW (perua), hoje importado da França. Além disso, a Ford vai reestilizar a linha Focus (hatch e sedã) feita no país vizinho, que terá visual semelhante ao do modelo europeu.

Publicidade

Para 2009, estão programados dois lançamentos. A Volkswagen vai estrear no segmento de picapes médias, com o lançamento de um modelo a diesel feito na fábrica de Cordoba. Já a General Motors anunciou no mês passado que irá investir US$ 400 milhões na montagem de um veículo inédito na unidade de Rosário. Detalhes do projeto serão revelados em junho próximo, no Salão de Buenos Aires.