Réplica perfeita: O MP Lafer reduzido ao lado do modelo original, que compõe a coleção de Durval Magosso| Foto: Fotos: Arquivo pessoal

R$ 18.600 é a quantia que o cliente desembolsa para presentear o filho ou a ele mesmo com um mini MP Lafer. Já a versão hot rod sai por R$ 15.600. Ambos são entregues em até 30 dias.

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Os projetos da Mini Carros Clássicos poderão ser vistos nos dias 17 e 18 de agosto, no Curitiba Motor Show

Diversão de adulto

Algumas encomendas não têm o filho como usuário e sim o próprio comprador. A peça "número 01", presente de Ana Claudia Magosso, filha de Durval, acabou indo parar nas mãos de um colecionador de Minas Gerais. Durval vendeu o mini MP Lafer no tradicional encontro de carros antigos de Águas de Lindóia (SP), realizado no fim de maio. "Ele comprou do jeito que estava: usado e com alguns arranhões na carroceria", diz.

Cliente VIP

Das 12 unidades já produzidas pela Mini Carros Clássicos, apenas três são de compradores da capital paranaense. Entre eles está o megaempresário curitibano Joel Malucelli, virtual candidato ao governo do Paraná nas eleições de 2014.

Equipe

Durval Megosso (em pé na foto ao lado) tem a parceria do designer Fábio Haben (agachado), responsável pela pintura e customização, e Roberto Heckman, pela elaboração dos projetos.

Acabamento do painel e do volante é em madeira. Já os bancos trazem couro
Ana Cláudia e o mini MP Lafer dado pelo pai. Acabou vendido para um mineiro
A empresa paranaense também produz réplicas do estilo hot rod

Qual pai não presenteou o filho com um carrinho movido a pedal, por fricção ou a bateria? É o brinquedo predileto das crianças, não tem como errar. O empresário de Curitiba Dur­­val Magosso, 51 anos, recorreu a essa fórmula para agradar a um de seus herdeiros. No entanto, aprimorou a prática com muita criatividade. Primeiro resolveu que a filha Ana Claudia Magosso também merecia ganhar um carrinho. Só que não era um modelo qualquer. Teria o tamanho suficiente para caber a menina, na época com 13 anos. Depois decidiu que ele seria impulsionado por um motor a combustão, com direito a caixa de marchas, painel de ins­­trumentos e rodas de liga leve. Nascia ali o primeiro pro­­jeto de veí­­culos em escala 2/3 que tornaria um dos ne­­gócios da família.

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O brinquedo criado por Durval para a filha, hoje com 17 anos, era uma réplica perfeita do MP Lafer, conversível nacional produzido de 1974 a 1990 e inspirado no inglês MG. Tinha até a carroceria em fibra de vidro como o original.

A escolha não foi por acaso. Além de frequentador assíduo de exposições de carros antigos, onde o clássico esportivo é figura carimbada, o empresário é fã do modelo e atualmente tem cinco unidades na garagem.

Bastaram alguns passeios de Ana Claudia com o pai por parques, praias e eventos de antigomobilismo para despertar a curiosidade e o interesse nas pessoas. "Perguntavam onde eu tinha feito. Quando informava (a origem), diziam se eu não queria fazê-lo em escala industrial", lembra. "Não pensava e ainda não vejo como um negócio. Eu continuo trabalhando nas réplicas levado pela emoção", diz o empresário, que tem o mercado de blindagem automotiva como atividade principal.

Diante de inúmeros pedidos, Durval decidiu abrir em setembro do ano passado a empresa Mini Carros Clássicos. É claro que o MP Lafer seria o carro-chefe, mas alguns hot rods, baseados no Ford 1932, também já saíram do galpão no qual está instalada a linha de montagem, no Bairro Alto.

De lá para cá foram feitas e comercializadas 12 unidades, curiosamente a maioria para outros estados, como Bahia, Ceará e Minas Gerais. "Vendi até para um xará de Salvador (Durval Lelys, vocalista da banda baiana Ásia de Águia)", conta.

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Cada peça leva 30 dias para ficar pronta nas reduções do MP Lafer ou do hot rod. Mas pode passar de seis meses caso a encomenda seja de outro modelo e venha repleta de detalhes no acabamento e na pintura. O preço do mini Lafer parte de R$ 18.600, enquanto o do hot sai por R$ 15.600. O pagamento pode ser feito, inclusive, no cartão de crédito e parcelado se o cliente preferir. Um sinal é exigido de entrada para que a produção seja iniciada.

Serviço

Mais informações:

www.minicarrosclassicos.com.br ou facebook.com/minicarrosclassicos. Fone: (41) 8423-9000.

Motor de 125 cc e quatro marchas

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O funcionamento do minicarro, desenvolvido por Durval Magosso, é semelhante a de um quadriciclo. Ele usa um motor quatro tempos de 125 cc, da marca chinesa Lifan, acoplado a um câmbio de quatro marchas, incluindo a ré. As rodas em alumínio aro 10" traz sistema de freio a disco. A suspensão é independente, favorecendo a maciez e o conforto ao rodar. "A suspensão não é seca como nos bugues", garante o empresário.

O carrinho é acionado por partida elétrica (via botão no painel); os bancos e as laterais são em couro; o piso é encarpetado e o painel e volante são confeccionados em madeira. Os marcadores analógicos – alguns apenas decorativos – e a carroceria em fibra de vidro copiam todos os detalhes da modelo em tamanho real. Até a "mira" na ponta do capô remetem ao estilo original do MP Lafer.

O tanque tem capacidade para três litros de gasolina e é possível alcançar uma autonomia de 120 quilômetros – o consumo médio é de 40 km/l. O peso total da réplica reduzida é de 200 quilos.