Quem passar pelo km 110 da BR 101, vindo do litoral catarinense em direção ao Paraná, irá se surpreender com um local inusitado. É o Mundo das Placas, um bar (ou seria um museu?) onde estão expostas mais de 37 mil placas de automóveis das mais diversas partes do mundo.
O acervo que se espalha pelas paredes, teto, telhado, mesas e até pelo piso do estabelecimento localizado no município de Penha (SC) é formado por 36,8 mil placas nacionais e 364 estrangeiras. "Cheguei a entrar para o Guinness Book de 94 a 98 como a maior coleção de placas de veículos do planeta", conta Osvaldo Tokarski, 56 anos, proprietário do Mundo das Placas.
Tokarski foi durante muitos anos motorista de caminhão. Cansado das estradas, há 20 anos ele largou a boléia e resolveu abrir seu primeiro bar, ainda em sua cidade natal Canoinhas (SC). O acervo, inclusive, foi iniciado com a placa de seu último caminhão e foi aumentando cada vez mais graças, principalmente, à colaboração de ex- companheiros do volante. "O sucesso foi tamanho que outras pessoas começaram a mandar placas para mim", recorda o comerciante.
Para conseguir as placas estrangeiras da coleção, Tokarski entrou em contato com brasileiros que estivessem no exterior. "Eu escrevia para as pessoas que estavam fazendo intercâmbio do Rotary Club e do Lions Club e assim fui conseguindo as placas", salienta. Além disso, ele chegou a fazer um "intercâmbio" com um outro colecionador da Finlândia. "Eu enviava emblemas de veículos e ele me mandava as placas da Europa", explica.
Hoje, o acervo é formado por placas de todos os estados norte-americanos, além de países da América do Sul e Central (Argentina, Chile, Honduras, Paraguai e Uruguai, por exemplo), da Europa (França, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Holanda), da África (Angola), do Oriente Médio (Catar) e até do Japão. Uma das mais raras é uma placa em forma de triângulo que pertenceu ao carro de um príncipe da Índia.
Há cinco anos, Tokarski mudou-se para o município da Penha, onde hoje está localizado o bar Mundo das Placas e o seu curioso acervo. "O fluxo de carros por aqui é muito maior. Em Canoinhas, 18 mil pessoas assinaram meu livro de visita. Aqui já foram 39 mil visitantes", observa o ex-caminhoneiro.
Serviço: Mundo das Placas, Km 110 da BR 101, Penha (SC), sentido SC para PR. Fone: (0XX47) 9124-0111.
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Hugo Motta confirma favoritismo e é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião